
Na Tribuna Popular, oradora divulga lives sobre educação
Fábio Nobre Gil ocupou a Tribuna Popular durante a reunião ordinária desta quinta-feira.
Fábio ocupou a Tribuna Popular durante a reunião ordinária desta quinta-feira
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Fábio Nobre Gil ocupou a Tribuna Popular, durante a 6ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (20), para solicitar ao município a revisão do valor venal dos imóveis do Jardim Europa e a alteração do zoneamento do bairro para misto residencial/comercial. O morador também pede que um terreno de sua propriedade, na avenida Duque de Caxias, volte a ter autorização da Prefeitura para ser usado para o cultivo de horta.
Fábio classificou de "exorbitante" o valor do IPTU cobrado dos moradores do Jardim Europa e citou seu exemplo. "Na casa onde moro, com 440 metros quadrados, pago R$ 4.330 por ano, e no terreno, de 550 metros, R$ 7 mil." Ele disse que o terreno, à venda já há cinco anos, teve até 2016 abatimento de 50% do IPTU por causa da horta cultivada no local; porém, desde 2019, segundo ele, a Prefeitura deixou de conceder o desconto.
Para o orador, a "sobrevivência" do Jardim Europa depende de mudanças nas regras atualmente em vigor, já que, segundo Fábio, os imóveis "perderam glamour e valor que tinham no passado", quando a região era considerada "nobre".
"Como sabemos, hoje em dia a preferência da grande maioria das famílias é de morar em condomínios fechados, por conta da segurança e infraestrutura que oferecem, com verdadeiros clubes em suas premissas, o que é extremamente conveniente, seguro e prático ––e até mais econômico", disse Fábio.
"Com essa evolução, nossos imóveis, nesse outrora bairro nobre, perderam glamour e valor que tinham no passado, já um tanto distante. Somos do tempo em que nenhuma casa tinha muro, no máximo uma cerca de 1 metro de altura. A avenida Carlos Botelho não tinha nenhum prédio comercial ––e hoje não tem nenhum residencial", continuou.
As mudanças, na opinião de Fábio, fizeram os imóveis perderem "muito valor" e o Jardim Europa "não mais ser um bairro desejado". "Muitas casas estão vazias, semiabandonadas ou sem manutenção adequada, outras tornaram-se repúblicas estudantis. Temos uma decadência lenta e contínua do Jardim Europa já há muito tempo", lamentou.
"Assim", continuou, "pagamos um valor de IPTU altíssimo por conta de ainda hoje o Jardim Europa ser considerado um bairro nobre pela Prefeitura, que por sua vez atribuiu um valor venal além do real praticado. Insisto que esse valor venal e a classificação do bairro sejam revistos de maneira a pagarmos um valor justo de IPTU, que há anos está exorbitante."
"Hoje, para a sobrevivência do bairro, a única opção seria alterar o estatuto do loteamento, tornando-o misto residencial/comercial, com ressalvas a qualquer negócio funcionando depois das 20h, incluindo bares e restaurantes, mas, sim, escritórios e consultórios, como no bairro Cidade Jardim, onde os moradores convivem muito bem com os estabelecimentos comerciais", concluiu.
Ao final da fala de Fábio, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) reforçou crítica que fez na reunião ordinária de segunda-feira (17), quando questionou o valor alto do IPTU pago por imóveis da região do São Dimas, a qual engloba o Jardim Europa. "Por que chegou a esse valor exorbitante? A administração do PSDB fez esse efeito achacador, que lesa a população daquela região", disse.
Na Tribuna Popular, oradora divulga lives sobre educação
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Orador traz histórico do complexo Beira Rio e defende atual traçado urbanístico
Arquiteta defende tombamento emergencial do Complexo Beira Rio
Oradora critica proposta que altera forma de análise de projetos urbanísticos
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em parques infantis
Na Tribuna Popular, orador apresenta serviços prestados por clínicas
Na Tribuna Popular, orador fala sobre pedágios na SP-304
Arquiteto propõe o urbanismo como “motor de transformação” da cidade
Orador divulga na Tribuna Popular projeto para a volta do circo-teatro
Auma tem trabalho pioneiro no cuidado de pessoas com TEA em Piracicaba
Tribuna Popular trata da conscientização sobre o autismo
Centro do Câncer da Santa Casa contará com novo equipamento
Oradora pede apoio para a atuação de protetores independentes
Oradora pede apoio por viabilização do Plano de Proteção à Mulher