EM PIRACICABA (SP) 26 DE MAIO DE 2022

Mutirão para zerar cirurgias é anunciado em reunião do PMP

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) pediu aos membros do colegiado levantamento de cirurgias pendentes nos municípios. Lista irá para Governador




Toque na imagem para aumentar

Gilmar Rotta (PP) preside o Parlamento Metropolitano de Piracicaba e a Câmara Municipal de Piracicaba

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Gilmar Rotta (PP), presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), pediu aos demais vereadores que presidem as Câmaras componentes do colegiado, em reunião on-line realizada na tarde desta quinta-feira (26), que façam contato com as secretarias de saúde de seus respectivos municípios e obtenham o atual número de procedimentos cirúrgicos pendentes em cada um deles.

O pedido vem após o anúncio oficial do Governador do estado, Rodrigo Garcia, nesta quarta-feira (25), de que pretende, por meio do Mutirão das Cirurgias, zerar a fila de mais de 581,3 mil procedimentos cadastrados na Central de Regulação (Cross).

Segundo notícia publicada no site do governo estadual, serão contempladas “54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde em 7 especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. Sem as ações do Mutirão, o Estado levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida”.

Gilmar Rotta, que além de presidir o PMP também é presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, pediu aos demais parlamentares que o oficiem, até quarta-feira de semana que vem, com a lista com as cirurgias pendentes em cada cidade.

“O que o governador está pedindo para a gente, enquanto Parlamento Metropolitano de Piracicaba e enquanto presidentes das Câmaras, é que nós façamos essa ligação junto às secretarias de saúde de nossos municípios e levantemos essas demandas para, posteriormente, fazermos a ponte com o Governo do estado”, disse Rotta.

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba também pediu aos municípios componentes do colegiado que façam o levantamento, inclusive, de procedimentos não previstos neste primeiro mutirão: “mesmo que não estejam dentro deste escopo, vamos trabalhar junto ao Governo do estado para que elas também sejam incluídas”, afirmou.

Gilmar Rotta ainda disse que, segundo informações de Rodrigo Garcia, que os procedimentos cirúrgicos anunciados deverão ser realizados nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e, havendo necessidade, por meio da contratação de serviços privados.

De acordo com a nota oficial do Governo do estado, há também previsão de remuneração dobrada nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde).

Parlamento Regional Gilmar Rotta

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas