
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotografias das atividades em comemoração aos 200 anos da cidade, em 1º de agosto de 1967, estão disponíveis no site da Câmara; obelisco e bolo gigante marcaram o evento
Equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa foi responsável pela pesquisa e disponibilização da coleção digital
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Em comemoração ao aniversário de 255 anos de Piracicaba, a Câmara Municipal lançou, nesta segunda-feira (1), uma coleção digital no sistema Atom composta por 34 fotografias das festividades do bicentenário da cidade, celebrado em 1º de agosto de 1967. As imagens fazem parte do acervo iconográfico do Poder Legislativo e foram organizadas pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa.
A chefe do setor, Giovanna Calabria, disse que o levantamento histórico e a identificação das personalidades retratadas no acervo contaram com o apoio do ex-vereador Antonio Messias Galdino, que foi presidente da Câmara de 1975 a 1977. As fotos mostram todos os eventos da comemoração ao aniversário da cidade, que contaram com a participação de autoridades municipais, estaduais e até mesmo do primeiro ministro do Senegal. Na época, o prefeito era Luciano Guidotti e o presidente da Câmara era Francisco Antônio Coelho, este último que dá nome ao atual plenário do Poder Legislativo.
A programação contou com atividades cívicas realizadas, na manhã daquele 1º de agosto, no Marco das Bandeiras, no Largo da Catedral, no Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, além de um almoço no Restaurante Jardim da Cerveja. As autoridades ainda se dirigiram, à tarde, até à Casa do Povoador, onde foi inaugurado um obelisco em homenagem ao bicentenário, que hoje não está mais no local. Também aconteceram atividades no Teatro São José e na escadaria da Catedral. As fotografias ainda mostram curiosidades, como o bolo gigante em comemoração aos 200 anos.
Os itens estão atualmente em processo de acondicionamento para preservação. As fotos foram embaladas em filme de poliéster para serem arquivadas em gaveteiros específicos. “Estamos aproveitando o aniversário de Piracicaba, hoje, para mostrar como foram as comemorações, 55 anos atrás”, disse a chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, Giovanna Calabria.
Para consultar a coleção do bicentenário de Piracicaba, basta clicar neste link.
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964