EM PIRACICABA (SP) 01 DE FEVEREIRO DE 2023

Obra de escola no Tatuapé está parada há mais de 2 anos, diz vereador

Acácio Godoy, em fiscalização na tarde desta quarta (1), não teve sua entrada permitida em obra de escola infantil iniciada há mais de 2 anos e ainda não concluída




Toque na imagem para aumentar

Parlamentar diz que sua entrada para fiscalizar a obra não foi autorizada

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A paralisação das obras de construção de um escola infantil no bairro Jardim Tatuapé, situada na esquina das ruas Indaiatuba e Godofredo Bulhões Ferreira Carvalho, - iniciadas em 2019 e ainda não concluídas - motivou uma tentativa de visita do vereador Acácio Godoy (PP) à unidade na tarde desta quarta-feira (1).

Segundo o parlamentar, sua entrada na obra não foi permitida pelo vigilante local: “tem uma pessoa que fica lá dentro, guardando a unidade. Nós pedimos para ter acesso, mas nos foi pedido para ligarmos para uma outra pessoa responsável por dar essa autorização. Tentamos entrar em contato pelo telefone fornecido, mas ninguém atendeu. Então, nós fomos impedidos de acessar a unidade para fazer a fiscalização”, falou Acácio.

De acordo com ele, as obras estão paralisadas há mais de dois anos, trazendo diversos transtornos para a população do Jardim Tatuapé e adjacências que, segundo Acácio, carece especialmente de vagas em unidades de tempo integral, modalidade de ensino anunciada para a unidade. 

“Nós estamos recebendo muitas demandas dessa região por vagas em creches. Vários pais recebem a reposta que não há disponibilidade da vaga, principalmente para o período integral, muito importante para quem trabalha em horário comercial. As obras estão paradas há cerca de 2 anos. Nós tivemos, inclusive, uma demanda semelhante no bairro de Artemis. Lá, o Executivo demonstrou bastante empenho, solucionou o problema e retomou as obras. (...) Eu cobro do Executivo o mesmo carinho e empenho que ele teve em Artemis. A população do Jardim Tatuapé merece, no mínimo, o mesmo esforço e empenho”, acrescentou o parlamentar.

A retomada da construção da unidade é também bastante esperada por Renata Raimunda dos Santos e por Larissa Ramos, mães que residem em frente à unidade escolar.

“Para mim seria ótimo atravessar a rua e colocar meu filho aqui. Hoje, eu tenho que ir lá no outro bairro para deixar meu filho. Outras mães têm que ir até o Itapuã. Quem não tem carro, não tem moto, tem que ir às vezes na chuva, a pé. Eu não sei o que está acontecendo, mas precisamos dessa obra para ontem”, falou Renata.

“Seria uma mão na roda, mas faz tempo que está parada e não mexeram mais. A gente ficava com esperança, mas agora não temos mais”, lamentou Larissa.

De acordo com o vereador, a paralisação decorre de um processo que tramita na justiça entre a Prefeitura e a antiga empresa contratada para realizar a obra. Segundo informações da placa instalada em frente à unidade, a obra foi iniciada em julho de 2019 e contou com investimento municipal de R$ 1.905.207,73. O prazo de conclusão da obra, ainda de acordo com a placa, findou-se em agosto de 2020.

Acácio Godoy lembrou que, em abril de 2021, já solicitou informações sobre o andamento da construção da unidade escolar por meio do requerimento 438/2021.

Em resposta enviada ao parlamentar à época, o Executivo informou que “as obras para construção da Escola de Educação Infantil do Bairro Tatuapé foram paralisadas em razão do término do prazo previsto em contrato, qual seja 21/12/20; até a presente data, não há previsão de retomada das obras; até o dia 21/12/20 foram realizados aproximadamente 50% dos serviços; o prazo para conclusão das obras expirou em 21/12/20;  não houve acréscimos de serviços e consequente formalização de aditivo de valor no processo em tela, apenas aditivo de prazo”.

O parlamentar informou que, em breve, encaminhará um novo pedido de informações à Prefeitura: “a vaga é um direto das crianças e uma obrigação do Município. Vim hoje fazer uma fiscalização, fui impedido de entrar para ver como está a parte interna da obra, mas vou usar o requerimento, um mecanismo que o vereador tem para questionar o andamento do processo, a situação da obra, e buscar uma previsão para darmos uma resposta à população”, concluiu o vereador.

Educação Acácio Godoy

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas