
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Marco Antonio Rosa Ferreira citou fiscalização do estacionamento rotativo através de veículos da empresa que explora a Área Azul
Marco Antonio Rosa Ferreira defendeu que multas aplicadas são ilegais
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A fiscalização de trânsito por empresa privada foi criticada pelo orador Marco Antonio Rosa Ferreira, que usou a Tribuna Popular durante a 74ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (2). Ele destacou, no discurso, que o poder de polícia não é delegável enquanto fiscalização e só pode ser exercido pela administração pública, a não ser que haja nomeação de entidade, que não poderia ser exclusivamente de direito privado, para efetuar os atos preparatórios para a execução do serviço.
Ele lembrou que, em Piracicaba, carros de empresa privada, que explora o serviço de Área Azul na cidade, fazem a fiscalização do estacionamento rotativo, o que ele defende ser uma situação irregular. Segundo o orador, não há publicação da nomeação da empresa e nem lei aprovada pela Câmara sequer para a realização dos atos preparatórios para a fiscalização e que, portanto, as multas aplicadas seriam ilegais.
Disse ainda que o valor arrecadado com a aplicação de multas de trânsito subiu de R$ 13 milhões para R$ 30 milhões anuais. “Esse valor se paga para empresa terceirizada fazer serviços que eram do agente público. Não está sobrando um centavo para a Semuttran. As viaturas estão no mato, não tem viatura, não tem nem onde guardar a viatura”, citou.
Em aparte, o vereador Paulo Campos (Podemos) se comprometeu a auxiliar o orador na busca de informações sobre a questão. Já o líder de governo, vereador Josef Borges (PP), garantiu que o contrato da Área Azul funciona dentro da legalidade. “A empresa privada não faz a fiscalização, faz a captação de imagens que são enviadas via conferência para a central da Semuttran e o agente de trânsito faz a aplicação da multa”, afirmou.
Confira, no vídeo, a íntegra da Tribuna Popular.
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Orador traz histórico do complexo Beira Rio e defende atual traçado urbanístico
Arquiteta defende tombamento emergencial do Complexo Beira Rio
Oradora critica proposta que altera forma de análise de projetos urbanísticos
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em parques infantis
Na Tribuna Popular, orador apresenta serviços prestados por clínicas
Na Tribuna Popular, orador fala sobre pedágios na SP-304
Arquiteto propõe o urbanismo como “motor de transformação” da cidade
Orador divulga na Tribuna Popular projeto para a volta do circo-teatro
Auma tem trabalho pioneiro no cuidado de pessoas com TEA em Piracicaba
Tribuna Popular trata da conscientização sobre o autismo
Centro do Câncer da Santa Casa contará com novo equipamento
Oradora pede apoio para a atuação de protetores independentes
Oradora pede apoio por viabilização do Plano de Proteção à Mulher
Dissídio dos servidores municipais é tema na Tribuna Popular