
Na tribuna, orador fala sobre "A coragem de mudar a cidade"
Nícolas Antônio Bargiela falou sobre a proposta e apresentou dados sobre a queda da cobertura vacinal em Piracicaba
Nícolas Antonio Bargiela
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A importância da vacinação e a proposta de instituir o mês de outubro como o mês oficial de combate à poliomielite em Piracicaba foram temas abordados por Nícolas Antônio Bargiela na Tribuna Popular, realizada na noite desta quinta-feira (15), na 26ª Reunião Ordinária.
Em sua exposição, Nícolas Bargiela apresentou dados sobre a redução na cobertura vacinal e os riscos associados à reintrodução da doença. Ele alertou que a poliomielite é uma doença viral que pode causar paralisia infantil e sequelas irreversíveis e destacou que, "apesar de erradicada no Brasil há décadas, para manter esse status, é fundamental que se atinja pelo menos 95% da população vacinada”. Segundo ele, a cobertura vacinal caiu para 71% no país em 2021, e a segunda dose da vacina contra a poliomielite, em Piracicaba, alcançou apenas 53%.
O orador popular defendeu o Projeto de Lei 104/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que propõe a criação de um marco anual de conscientização no mês de outubro, alinhado ao Dia Internacional de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro. “Quando há uma data no nosso calendário, como um mês, nós conseguimos sempre elaborar trabalhos em conjunto com a sociedade e com o Rotary para lembrarmos da importância da vacinação.”
Ao longo da fala, Nícolas Bargiela mencionou sua experiência no Rotary Club e ressaltou o envolvimento da entidade em campanhas de vacinação e conscientização. “Nós também do Rotary oferecemos a Casa da Amizade para ser um ponto de vacinação, é um espaço público aberto a todos poderem participar e frequentarem também a nossa instituição.” Ele explicou que o projeto prevê ações integradas entre escolas, unidades de saúde e organizações comunitárias, com apoio de voluntários e coordenação conjunta entre o Poder Público e o Rotary.
Ele ainda apontou que a proposta contribui para ampliar o alcance das campanhas, garantir a imunidade coletiva e fortalecer a confiança no sistema público de saúde. “Com a instituição deste mês, esperamos aumentar a cobertura vacinal, alcançando e mantendo os 95% recomendados para garantir a imunidade coletiva. Isso reduz o risco de surtos e reintroduções da poliomielite na cidade, protegendo a saúde das crianças”, afirmou.
Na tribuna, orador fala sobre "A coragem de mudar a cidade"
Na Tribuna Popular, oradora divulga lives sobre educação
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Orador traz histórico do complexo Beira Rio e defende atual traçado urbanístico
Arquiteta defende tombamento emergencial do Complexo Beira Rio
Oradora critica proposta que altera forma de análise de projetos urbanísticos
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em parques infantis
Na Tribuna Popular, orador apresenta serviços prestados por clínicas
Na Tribuna Popular, orador fala sobre pedágios na SP-304
Arquiteto propõe o urbanismo como “motor de transformação” da cidade
Orador divulga na Tribuna Popular projeto para a volta do circo-teatro
Auma tem trabalho pioneiro no cuidado de pessoas com TEA em Piracicaba
Tribuna Popular trata da conscientização sobre o autismo
Centro do Câncer da Santa Casa contará com novo equipamento
Oradora pede apoio para a atuação de protetores independentes