
Orador defende criação de mês oficial de combate à poliomielite
Girlei Costa da Cunha falou na Tribuna Popular da 27ª Reunião Ordinária sobre recursos hídricos, biodiversidade e uso público da área da antiga fábrica Boyes
Orador Girlei Costa da Cunha
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Na Tribuna Popular da 27ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Piracicaba, Girlei Costa da Cunha abordou a importância do Projeto Beira Rio para a cidade. Ele defendeu ações ambientais voltadas à preservação do patrimônio histórico, ambiental e social do Complexo Beira Rio, que acompanha as margens do Rio Piracicaba na área urbana.
Durante a fala, ele destacou que o rio exerce papel essencial para o abastecimento humano, os processos industriais e a atividade agropecuária. Ressaltou que a manutenção da vida no município depende da disponibilidade de água em fluxo constante, com quantidade e qualidade adequadas. Além disso, alertou para o crescimento populacional, que foi de 20% nos últimos 15 anos, e projetou que Piracicaba poderá atingir quase 1 milhão de habitantes até 2100, o que exigirá planejamento diante da pressão sobre os recursos hídricos.
O orador popular também alertou para os impactos negativos de projetos urbanísticos nas margens do rio, como a redução da biodiversidade e a perda de espécies, especialmente aves silvestres que dependem da vegetação ribeirinha para pouso, descanso e reprodução.
Girlei Costa citou exemplos locais de mau uso ambiental, como o Ribeirão Itapeva, que foi canalizado sob a avenida Armando Salles e “saciou a sede de todos os piracicabanos por mais de um século” antes de ser sepultado sob o asfalto, e o shopping da cidade, construído sobre APP, que perdeu “100% da área coberta e impermeabilizada e praticamente nenhum serviço ambiental prestado”.
Como proposta, ele defendeu a incorporação da área da antiga fábrica Boyes ao patrimônio público, com destinação para lazer, cultura, memória e turismo acessível à população. Ressaltou, ainda, a necessidade de considerar também as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida.
Orador defende criação de mês oficial de combate à poliomielite
Na tribuna, orador fala sobre "A coragem de mudar a cidade"
Na Tribuna Popular, oradora divulga lives sobre educação
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Orador traz histórico do complexo Beira Rio e defende atual traçado urbanístico
Arquiteta defende tombamento emergencial do Complexo Beira Rio
Oradora critica proposta que altera forma de análise de projetos urbanísticos
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em parques infantis
Na Tribuna Popular, orador apresenta serviços prestados por clínicas
Na Tribuna Popular, orador fala sobre pedágios na SP-304
Arquiteto propõe o urbanismo como “motor de transformação” da cidade
Orador divulga na Tribuna Popular projeto para a volta do circo-teatro
Auma tem trabalho pioneiro no cuidado de pessoas com TEA em Piracicaba
Tribuna Popular trata da conscientização sobre o autismo
Centro do Câncer da Santa Casa contará com novo equipamento