
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Ação do mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Sílvia Morales, em parceria com a secretaria estadual de Educação atua no despertar de sinais de violência.
Orientações a escolares visam o combate da violência contra a mulher
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499O despertar de consciência sobre sinais de violência contra as mulheres, tendo como foco a exposição "Vestígios", com exemplificações de situações a começar por agressões que no final podem terminar em mortes é o foco principal de ação do mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Sílvia Morales (PV), em parceria com a secretaria estadual de Educação de Piracicaba, tendo como diretor regional Fábio Negreiros.
A ação de conscientização foi lançada na manhã desta segunda-feira (20), envolvendo os cerca de 800 alunos da escola estadual Professora Olivia Bianco, rua Professor José Martins de Toledo, 394, bairro Jaraguá, em evento que reuniu alunos, professores e a direção escolar.
A vereadora Sílvia Morales destacou a importância da campanha perante os alunos, em ação do mandato coletivo, o que reforça eventos alusivos ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março). "Além de comemorar é importante pensar e refletir sobre a condição da mulher brasileira", enfatizou a parlamentar ao considerar que o Brasil é o 5º pais no mundo em femenicídio, onde uma a cada três mulheres já sofreram violência. Também lembrou que 52% da população é formada por mulheres e, que apenas 15% estão na política, onde em Piracicaba, das 23 cadeiras, apenas temos quatro mulheres vereadoras.
Sílvia Morales também pontuou a Rede de Proteção das Mulheres em Piracicaba, bem como de outras parcerias, a exemplo da Patrulha Maria da Penha, SOS Mulher com Medida Protetiva, além de demais ações já em funcionamento, que procuram denunciar os casos de agressões.
O integrante do mandato Coletivo, João Scarpa enfatizou a relevância do envolvimento da comunidade escolar, com professores, coordenadores e diretores e com o apoio dos alunos, no enfrentar deste problema de violência. Scarpa também discorreu sobre a exposição "Vestígios", que percorrerá as escolas, como forma de atuar no despertar sobre esta realidade de violência contra as mulheres, em decorrência de uma sociedade machista. Além de pontuar o conteúdo das frases estampadas nas camisetas que compõem a exposição, na demonstração de vestígios até o fato consumado, que muitas vezes se traduzem em mortes.
O também integrante do mandato coletivo, Pablo Carajol, como professor de história e por experiência acumulada, quando por 12 anos foi o coordenador do projeto Guri, no trabalhar e despertar de jovens para o universo da música, fez considerações sobre a ação do gabinete parlamentar, onde escolares serão instigados a observar casos de violência que sobressaem contra as mulheres. "Nossa vida se reflete na escola", reiterou o político, que ainda incentivou os estudantes a terem a liberdade de discutir estes assuntos no universo escolar.
A coordenadora geral da escola, Luciana Martins agradeceu a realização do evento de orientação aos alunos, do gabinete da vereadora Sílvia Morales, pelo mandato Coletivo a Cidade é Sua. A educadora também referendou o papel dos 28 alunos, entre líderes e vice-líderes, que farão o repasse de informações aos demais colegas de classe, na divulgação da ação de conscientização, com foco na exposição "Vestígios".
A aluna do 9º ano, Mariana Souza (14) registrou a satisfação em ser representante de classe e ter a missão de repassar aos demais colegas o aprendizado com a ação de conscientização. "É preciso prestar mais atenção quando se fala com alguém que você não conhece", concluiu a estudante ao reconhecer que a violência contra as mulheres se materializa em diversas formas e nos mais diferentes ambientes, o que também inclui o universo escolar e no ambiente familiar.
EXPOSIÇÃO - camiseta rasgada, com furos e manchas vermelhas, cor de sangue, chamam a atenção e impactam os olhos daqueles que vislumbram as diversas camisetas perfiladas em varal, em cenas que demonstram vestígios de violência que vai se graduando, até o momento final, em cena forte, com a imagem remetendo ao vermelho de sangue e indicando a morte.
A camiseta, é um dos itens da exposição “Vestígios”, que por meio de frases e pinturas, constroem uma crescente narrativa - da agressão verbal à violência física - que busca representar as agruras experimentadas, ainda hoje, por diversas mulheres. Telefones úteis como o 180, 190 e outras indicações também fazem parte do acervo. A exposição marca o “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher” e deve percorrer pelo menos 10 escolas estaduais já nos próximas dias, em parceria com a diretoria regional de ensino, da secretaria estadual de Educação.
O evento também contou com a presença do diretor escolar, Valter Penatti, vice-diretor, Paulo Henrique Zambretti e das professoras: Fabiana Trindade Pompolini (lingua portuguesa), Izabel Molini (geografia) e Valéria Belote (matemática).
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Regularização de imóveis é tema de audiência pública nesta terça (13), na Câmara
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Câmara promove audiência pública sobre impactos ambientais no Rio Piracicaba
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Postão, no Centro, precisa de manutenção, diz vereador em requerimento
Câmara aprova criação de programa de incentivo ao primeiro emprego
Vereador destaca "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (10)
Câmara aprova entrega de medalha a líder empresarial sul-coreano
Vereador questiona planejamento para revitalização do Zoológico
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Vereador questiona detalhes sobre viaturas e armamentos destinados à GCM
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio