EM PIRACICABA (SP) 20 DE MARÇO DE 2023

Orientações a escolares visam o combate da violência contra a mulher

Ação do mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Sílvia Morales, em parceria com a secretaria estadual de Educação atua no despertar de sinais de violência.




Toque na imagem para aumentar

Orientações a escolares visam o combate da violência contra a mulher

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O despertar de consciência sobre sinais de violência contra as mulheres, tendo como foco a exposição "Vestígios", com exemplificações de situações a começar por agressões que no final podem terminar em mortes é o foco principal de ação do mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Sílvia Morales (PV), em parceria com a secretaria estadual de Educação de Piracicaba, tendo como diretor regional Fábio Negreiros.

A ação de conscientização foi lançada na manhã desta segunda-feira (20), envolvendo os cerca de 800 alunos da escola estadual Professora Olivia Bianco, rua Professor José Martins de Toledo, 394, bairro Jaraguá, em evento que reuniu alunos, professores e a direção escolar.

A vereadora Sílvia Morales destacou a importância da campanha perante os alunos, em ação do mandato coletivo, o que reforça eventos alusivos ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março). "Além de comemorar é importante pensar e refletir sobre a condição da mulher brasileira", enfatizou a parlamentar ao considerar que o Brasil é o 5º pais no mundo em femenicídio, onde uma a cada três mulheres já sofreram violência. Também lembrou que 52% da população é formada por mulheres e, que apenas 15% estão na política, onde em Piracicaba, das 23 cadeiras, apenas temos quatro mulheres vereadoras. 

Sílvia Morales também pontuou a Rede de Proteção das Mulheres em Piracicaba, bem como de outras parcerias, a exemplo da Patrulha Maria da Penha, SOS Mulher com Medida Protetiva, além de demais ações já em funcionamento, que procuram denunciar os casos de agressões. 

O integrante do mandato Coletivo, João Scarpa enfatizou a relevância do envolvimento da comunidade escolar, com professores, coordenadores e diretores e com o apoio dos alunos, no enfrentar deste problema de violência. Scarpa também discorreu sobre a exposição "Vestígios", que percorrerá as escolas, como forma de atuar no despertar sobre esta realidade de violência contra as mulheres, em decorrência de uma sociedade machista. Além de pontuar o conteúdo das frases estampadas nas camisetas que compõem a exposição, na demonstração de vestígios até o fato consumado, que muitas vezes se traduzem em mortes. 

O também integrante do mandato coletivo, Pablo Carajol, como professor de história e por experiência acumulada, quando por 12 anos foi o coordenador do projeto Guri, no trabalhar e despertar de jovens para o universo da música, fez considerações sobre a ação do gabinete parlamentar, onde escolares serão instigados a observar casos de violência que sobressaem contra as mulheres. "Nossa vida se reflete na escola", reiterou o político, que ainda incentivou os estudantes a terem a liberdade de discutir estes assuntos no universo escolar. 

A coordenadora geral da escola, Luciana Martins agradeceu a realização do evento de orientação aos alunos, do gabinete da vereadora Sílvia Morales, pelo mandato Coletivo a Cidade é Sua. A educadora também referendou o papel dos 28 alunos, entre líderes e vice-líderes, que farão o repasse de informações aos demais colegas de classe, na divulgação da ação de conscientização, com foco na exposição "Vestígios". 

A aluna do 9º ano, Mariana Souza (14) registrou a satisfação em ser representante de classe e ter a missão de repassar aos demais colegas o aprendizado com a ação de conscientização. "É preciso prestar mais atenção quando se fala com alguém que você não conhece", concluiu a estudante ao reconhecer que a violência contra as mulheres se materializa em diversas formas e nos mais diferentes ambientes, o que também inclui o universo escolar e no ambiente familiar. 

EXPOSIÇÃO - camiseta rasgada, com furos e manchas vermelhas, cor de sangue, chamam a atenção e impactam os olhos daqueles que vislumbram as diversas camisetas perfiladas em varal, em cenas que demonstram vestígios de violência que vai se graduando, até o momento final, em cena forte, com a imagem remetendo ao vermelho de sangue e indicando a morte.

A camiseta, é um dos itens da exposição “Vestígios”, que por meio de frases e pinturas, constroem uma crescente narrativa - da agressão verbal à violência física - que busca representar as agruras experimentadas, ainda hoje, por diversas mulheres. Telefones úteis como o 180, 190 e outras indicações também fazem parte do acervo. A exposição marca o “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher” e deve percorrer pelo menos 10 escolas estaduais já nos próximas dias, em parceria com a diretoria regional de ensino, da secretaria estadual de Educação. 

O evento também contou com a presença do diretor escolar, Valter Penatti, vice-diretor, Paulo Henrique Zambretti e das professoras: Fabiana Trindade Pompolini (lingua portuguesa), Izabel Molini (geografia) e Valéria Belote (matemática). 

Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas