EM PIRACICABA (SP) 23 DE MAIO DE 2023

Palestra na Câmara trata de políticas de inclusão para pessoas com TEA

Reunião ordinária será suspensa no dia 17 de agosto para explanação de Adriano Turini sobre o assunto no Legislativo




Toque na imagem para aumentar

Requerimento foi aprovado durante a 29ª Reunião Ordinária da Câmara

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Foi aprovado nesta segunda-feira (22), durante a 29ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, o requerimento 439/2023 para solicitar a suspensão da reunião ordinária do dia 17 de agosto, para que Adriano Turini apresente o tema “O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Política de Inclusão”. A propositura é assinada pela vereadora Ana Pavão (PL) e pelo vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho. 

O requerimento aponta que o autismo é uma síndrome complexa e sendo até mais comum em crianças que Aids, câncer e diabetes. Atualmente, o número mais aceito é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos, a qual aponta que nasce uma criança com autismo para cada 110. Com base nesta perspectiva, estima-se que esse número possa chegar a dois milhões de autistas no Brasil.

Há mais de uma década, o Brasil tem a Lei Berenice Piana (12.764/2012), que trata da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, “mas há muito a caminhar”, diz o requerimento. A legislação determina o direito a diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo SUS, acesso à educação e à proteção social, ao trabalho e a serviços que propiciem igualdade de oportunidades.

O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) votou a favor do requerimento, mas lamentou que “recebeu um não” quando propôs emenda de R$ 4 milhões para políticas para pessoas com autismo. “Depois eu vejo que as coisas começam a mudar de rumo, agora penso em fazer uma outra emenda de R$ 10 milhões e convidar os vereadores para assinarem”, disse.

O vereador Paulo Campos (Podemos) lembrou que viajou com Adriano Turini para as cidades de Carapicuíba e Barueri com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido nestas cidades. “Ele vai trazer muitas informações do que absorveu nestas duas cidades”, apontou.

Legislativo Rerlison Rezende Ana Pavão

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas