EM PIRACICABA (SP) 19 DE JANEIRO DE 2022

Palestrantes destacam contrato intermitente para mercado de trabalho

Com profissionais de Recursos Humanos, palestra apresentou o tema “Mercado de trabalho: inserção de profissionais 50 anos +”




Toque na imagem para aumentar

Palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (19)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A contratação intermitente como opção para inserção de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho foi abordada por profissionais de recursos humanos no workshop “Esteja preparado para um mercado de trabalho competitivo e para os novos desafios de 2022”. O ciclo de palestras é promovido pelo Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade.

Realizada na manhã desta quarta-feira (19), a palestra apresentou o tema “Mercado de trabalho: inserção de profissionais 50 anos +”. Ambas da Carvalho RH, as palestrantes Liliane Carvalho, que atua na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, e Bruna Carone, formada em Recursos Humanos, selecionadora e grafóloga detalharam como funciona o contrato de trabalho intermitente e motivo da preferência das empresas pelo recrutamento de pessoas mais velhas para ocupar essa modalidade trabalhista.

Promulgado na Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017), o contrato de trabalho intermitente formaliza a prestação de serviço não continuada com alternâncias de período de atividade e inatividade. De acordo com Bruna Carone, no contrato intermitente o colaborador da empresa é chamado cada vez que tem uma demanda de trabalho.“O contrato intermitente vem para agregar uma renda a esse candidato com mais de 50 anos ou aposentado que está buscando essa recolocação. Ele acaba tendo um compromisso com a empresa e não precisa ser todos os dias”, disse. Para ela, vale a pena investir nesse colaborador.

A profissional de RH Liliane Carvalho forneceu detalhes sobre o funcionamento do contrato de trabalho intermitente. Ela frisou que os contratados continuam com todos os direitos trabalhistas, com exceção do seguro-desemprego. “Eu acredito que essa modalidade pode ser um respiro para nossa população para retornar ao novo normal”, afirmou. Durante a palestra, Liliane Carvalho apresentou uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que indicou que dentro das empresas que utilizaram o contrato de trabalho intermitente em 2019 e 2020, 85% pretendem contratar essa modalidade de trabalho em 2022.

POSTURA DOS CANDIDATOS – A empreendedora, gestora comercial e master leader coach Catarina Paggiaro, da empresa Via Certa Piracicaba, abordou o tema “Como ter excelência na entrevista de emprego”. Ela deu dicas de vestuário, acessórios e fez recomendações de como se portar no momento da entrevista de emprego. Catarina Paggiaro destacou a necessidade de se ter uma qualificação profissional e recomendou que o candidato faça cursos profissionalizantes para “evoluir dentro do currículo”.

Presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade, o vereador André Bandeira (PSDB) destacou a importância do candidato se dedicar e buscar os caminhos corretos para encontrar vagas no mercado. “A natureza desse Fórum é poder levar conhecimento de profissionais da área para ajudar as pessoas que querem se inserir ou reinserir no mercado de trabalho”, disse.

Nesta quinta-feira (20), serão abordados os temas “Criatividade no mercado de trabalho” e “Redes Sociais e o Mercado de Trabalho”. Na sexta-feira (21), às 9h, a palestra será sobre “O que interfere no seu crescimento profissional e pessoal?” e o último evento do Fórum, às 10h, será “Orientação profissional: a dinâmica da escolha”.

O Fórum acontece no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, no primeiro andar do prédio principal da Câmara, com entrada pela rua Alferes José Caetano, 834, Centro. O evento terá transmissão pela TV Câmara, nos canais 11.3 em sinal digital (TV aberta), 4 da Claro/Net e 9 da Vivo/Fibra, com retransmissão pelas mídias sociais, no Facebook e no Youtube. Para participar presencialmente do Fórum, é necessário seguir os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos, além da apresentação de comprovante das duas doses da vacina ou dose única e aferição de temperatura na entrada do Salão Nobre.

Clique aqui para acessar a programação completa do workshop.

Leia mais

Fórum de Educação Financeira realiza workshop sobre desafios de 2022

Fórum Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade André Bandeira

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas