Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Parlamento Metropolitano debate geração de empregos para mulheres
Reunião temática foi realizada em Iracemápolis na manhã desta terça-feira (24)
Reunião temática do Parlamento Metropolitano foi realizada na manhã desta terça-feira (24)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499O baixo índice de geração de empregos para mulheres na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) foi debatido na reunião temática do Parlamento Metropolitano, realizada na manhã desta terça-feira (24), na Câmara de Iracemápolis.
O presidente do Parlamento Metropolitano e da Câmara Municipal de Piracicaba, Gilmar Rotta (PP), apresentou um panorama do emprego na Região Metropolitana de Piracicaba com dados retirados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
No primeiro trimestre de 2022, a RMP apresentou um saldo positivo de contratações e se destacou com quase sete mil postos de trabalho criados. No entanto, Rotta apontou a disparidade nas contratações por gênero: em âmbito nacional, 53% dos postos de trabalho foram ocupados por homens e 47% por mulheres. No estado de São Paulo, a proporção foi de 50% para cada gênero; na Região Metropolitana de Piracicaba o índice foi de 65% de contrações para pessoas do sexo masculino e 35% para o sexo feminino; e na cidade de Piracicaba a disparidade é maior, com 78% de contratações masculinas e 22% de mulheres contratadas.
“Isso é muito triste e deixa a desejar porque achávamos que existia um crescimento muito forte das mulheres no campo de trabalho e com carteira assinada”, afirmou o presidente do Parlamento Metropolitano.
Ainda na reunião, a Comissão dos Direitos das Mulheres, que é presidida pela vereadora Neusa de Moraes (MDB/Cordeirópolis) propôs a criação de um grupo de trabalho para realizar estudos e entender o que está acontecendo.
Com o tema “Empreendedorismo e Geração de Empregos”, a quarta reunião temática do Parlamento Metropolitano de Piracicaba teve a participação do gerente regional do Sebrae, Fábio Gerlach. Ele ministrou a palestra “Empreendedorismo como opção de trabalho” e pediu o apoio do Parlamento para “facilitar” a vida dos microempreendedores, atualizando as legislações existentes.
Após a palestra, foi acordada a criação de uma parceria do Parlamento Metropolitano com o Sebrae. “Através de uma comissão temática iremos analisar todos os dados apresentados e ver o que podemos fazer pela Região Metropolitana de Piracicaba”, explicou Gilmar Rotta.
Para o segundo-secretário do Parlamento Metropolitano e presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis, Jean Carlos Ferreira (Cidadania), os membros do parlamento precisam se debruçar sobre a questão e ver como podem ajudar a população em relação aos dados apresentados pelo presidente Gilmar Rotta.
A prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel (PL), participou da reunião do Parlamento Metropolitano. Ela declarou que vê com muita esperança a junção da região metropolitana. “O interior de São Paulo tem muita força e é com a união de todos que a gente vai conseguir resolver vários problemas”, afirmou.
Comissão da Juventude – A vereadora Ketlen Vieira (PSD), de Elias Fausto, apresentou as deliberações tomadas no 1º Encontro da Vereadores Jovens da Região Metropolitana, realizada no dia 14 de maio, em Iracemápolis. “Estamos formulando um documento com uma série de sugestões de políticas públicas para atualizar as leis que já estão à disposição da juventude e para incluir novas políticas destinadas especificamente para o público jovem”, declarou.
Cota de tela - Na reunião temática, a produtora cultural Beatriz Ferraz fez uma apresentação sobre o “Projeto de Lei – Cota de Tela”. A produtora explicou que apesar de existir uma lei federal que define uma “cota de tela” para a exibição de produções nacionais independentes, não existe um projeto de lei que disponha sobre a criação de uma cota nos municípios que garanta a exibição de produções audiovisuais independentes locais ou regionais nas salas de cinema das cidades. “O que se busca é que a Cota de Tela seja um estímulo aos pequenos lançamentos nacionais, bem como aos pequenos distribuidores. A proposta é de uma construção coletiva com produtoras, grupos e associações de audiovisual até que possamos encaminhar esse projeto de lei”, afirmou.
A próxima reunião do Parlamento Metropolitano de Piracicaba será no dia 21 de junho (terça-feira) na Câmara de Santa Gertrudes.
PMP - O Parlamento Metropolitano de Piracicaba é integrado por 24 câmaras municipais, representados por 120 parlamentares. O objetivo é atuar em conjunto na busca por melhorias e investimentos para atender demandas da população.
Notícias relacionadas
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Medalha de mérito destaca empresa referencial na América Latina
Ativistas pela preservação do Rio Piracicaba são homenageados
Santa Teresinha: Câmara aprova inclusão de festas no calendário
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Vereador quer informações sobre denúncia de fraude em jogos de futebol
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Restaurante recebe moção de aplausos pelos 15 anos de funcionamento
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Orçamento municipal para 2025 é apresentado em audiência pública
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Reunião solene contemplou Agentes Penitenciários
Empresa do ramo de móveis corporativos recebe homenagem da Câmara