Câmara aprova 11 votos de congratulações na 70° Reunião Ordinária
Parlamento Metropolitano terá Fórum Permanente de Lideranças Negras
Criação do fórum foi aprovada 3ª na reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, realizada na Câmara de São Pedro.
Vereador Acácio Godoy (PP)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A criação do “Fórum Permanente de Lideranças Negras da Região Metropolitana de Piracicaba para uma cultura de paz e discussão das necessidades que cada município da região apresenta” foi aprovada na última terça-feira (19), durante a reunião mensal do Parlamento Metropolitano de Piracicaba.
Proposto pelo vereador da Câmara Municipal de Piracicaba, Acácio Godoy (PP), o Fórum de Lideranças Negras tem o objetivo de sensibilizar as lideranças e a população em geral sobre a importância da propagação da cultura de paz para a promoção do bem comum, visa incentivar o diálogo entre os grupos étnico-raciais, envolvendo discussões que possibilitem a participação da sociedade civil organizada, comunidades religiosas, organizações e instituições públicas e privadas.
“O fórum vai organizar uma comissão permanente dentro do parlamento metropolitano para gerar políticas públicas de ações afirmativas para o combate ao racismo e que também fomentem a cultura, educação, o emprego e a geração de renda para as comunidades negras das nossas cidades”, explicou Acácio Godoy.
O Fórum de Lideranças Negras também visa orientar e conscientizar, através de campanhas educativas institucionais, quanto aos direitos fundamentais assegurados na Constituição Federal e sobre o direito à liberdade de livre manifestação, em respeito às crenças e processo cultural dos diferentes grupos étnicos.
“Nós temos um recorte racial claro na sociedade brasileira e nos municípios do aglomerado não é diferente. Essa população tem demandas e necessidades muito específicas e esse fórum visa trabalhar essas demandas, entender a realidade de cada município”, afirmou o vereador.
Acácio Godoy destaca que todos os temas e subtemas serão discutidos com as 24 cidades que pertencem à região Metropolitana de Piracicaba. “Tem município que já tem Conselho da Comunidade Negra, tem município que nem tem ainda esse órgão de representatividade comunitária, tem município que já tem Coordenadoria e tem município que ainda não. Então a gente precisa pegar quem já andou, está um pouco a frente nesse tipo de política pública e apoiar as cidades que estão iniciando nessa caminhada para que possamos avançar juntos como região”, afirmou.
Caberá ao Fórum de Lideranças Negras receber denúncias étnicas raciais e encaminhá-las aos órgãos e autoridades competentes para apuração dos fatos. No entanto, o fórum não tira o poder e a responsabilidade que cada Conselho da Comunidade Negra e Conselho dos Direitos Humanos tem com seu Município.
Notícias relacionadas
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Vereador solicita informações sobre atendimentos em postos de saúde
Restaurante recebe moção de aplausos pelos 15 anos de funcionamento
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Audiência pública discute emendas ao Orçamento de 2025
"Foi uma honra servir a cidade nestes quatro anos", diz vereador
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Orçamento municipal para 2025 é apresentado em audiência pública
Ampliação da estrutura da Ares-PCJ tem parecer favorável da CLJR
Vereador quer saber da Prefeitura se há reclamações contra empresa
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Reunião solene contemplou Agentes Penitenciários
Vereador destaca anúncio de retomada das obras de creche no Tatuapé