EM PIRACICABA (SP) 07 DE AGOSTO DE 2013

Piso tátil nos terminais urbanos dará mais autonomia aos deficientes visuais

O vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT), em atendimento às solicitações de deficientes visuais elaborou Indicação ao Executivo sugerindo que a Prefeitura ins (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Comunicação


O vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT), em atendimento às solicitações de deficientes visuais elaborou Indicação ao Executivo sugerindo que a Prefeitura instale piso tátil direcional em todos os terminais urbanos de ônibus. O sistema fornecerá auxílio na locomoção de deficientes visuais, dando maior autonomia e um trajeto mais seguro aos usuários do transporte coletivo. 


A consideração é que o piso tátil possui superfície de relevo que orienta pessoas com deficiência visual. O material pode ser aplicado de maneira sobreposta, ou integrado ao piso já existente, em diversos locais públicos como aeroportos, shopping centers, supermercados, bancos, entre outros. O objetivo do sistema é avisar ao deficiente visual quando ocorre mudança de direção, ou para ter mais cuidado no trajeto. O piso deve ser aplicado em sentido perpendicular ao deslocamento, com a modelação garantindo a continuidade de textura e o padrão de deslocamento. O reforço de segurança e acessibilidade nos terminais está previsto na Constituição, lei federal 7.853/89, tornando obrigatória a adequação de suas condições às necessidades de acesso e saída de pessoas com deficiência.


Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Gabinete vereador

Legislativo Ary Pedroso Jr

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas