
Pacote de projetos do Executivo é aprovado em reuniões extraordinárias
Proposta foi derrubada ao ser analisada em segunda discussão pela Câmara; vereadores aprovaram 20 proposituras durante a 7ª Reunião Ordinária
Visão geral do plenário da Câmara durante a reunião ordinária desta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Por 12 votos a 7, foi rejeitada a proposta que tornava obrigatória a instalação de armários individuais aos alunos nas escolas públicas e privadas de Piracicaba. Deliberado em segunda discussão nesta segunda-feira (24), durante a 7ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 71/2023 havia sido aprovado em primeiro turno ao término da legislatura anterior, em dezembro passado.
O texto estabelecia que os armários deveriam ser destinados ao armazenamento de materiais escolares e ter cadeados ou travas. Autor da proposta rejeitada pela maioria dos votos do plenário, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, lamentou a decisão e disse ter tentado "dialogar com o governo".
Parlamentares que também se posicionaram a favor da proposta ressaltaram os benefícios que a instalação dos armários individuais trariam para a segurança dos estudantes e para a organização e dinâmica das escolas.
Vereadores que votaram contra o projeto de lei em segunda discussão argumentaram haver inconstitucionalidade da matéria em razão de despesas que estava criando para o município.
A 7ª Reunião Ordinária também teve a deliberação de outras 20 proposituras, todas aprovadas, sendo sete moções e 13 requerimentos, entre os quais um de urgência: o de número 170/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que convoca audiência pública para 26 de março, com início às 14h, no plenário da Câmara.
A discussão será em torno da segurança pública, com foco na proposta de transferência do prédio antes ocupado pela 4ª Companhia da Polícia Militar para o Pelotão Escolar e Ciclístico da Guarda Civil Municipal. A convocação da audiência levou vereadores à tribuna da Câmara para apontar a necessidade de mais investimentos em ações de combate à violência.
A reunião ordinária pôde ser acompanhada, ao vivo, pela TV Câmara (via canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Educativa 105,9 FM.
Pacote de projetos do Executivo é aprovado em reuniões extraordinárias
Reunião solene vai celebrar os 60 anos do Centro de Reabilitação de Piracicaba
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara encerra reunião em respeito à memória do ex-vereador Pedro Cruz
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"