
Sindicalista defende ‘ampla discussão’ sobre previdência dos servidores
Proposta foi derrubada ao ser analisada em segunda discussão pela Câmara; vereadores aprovaram 20 proposituras durante a 7ª Reunião Ordinária
Visão geral do plenário da Câmara durante a reunião ordinária desta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Por 12 votos a 7, foi rejeitada a proposta que tornava obrigatória a instalação de armários individuais aos alunos nas escolas públicas e privadas de Piracicaba. Deliberado em segunda discussão nesta segunda-feira (24), durante a 7ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 71/2023 havia sido aprovado em primeiro turno ao término da legislatura anterior, em dezembro passado.
O texto estabelecia que os armários deveriam ser destinados ao armazenamento de materiais escolares e ter cadeados ou travas. Autor da proposta rejeitada pela maioria dos votos do plenário, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, lamentou a decisão e disse ter tentado "dialogar com o governo".
Parlamentares que também se posicionaram a favor da proposta ressaltaram os benefícios que a instalação dos armários individuais trariam para a segurança dos estudantes e para a organização e dinâmica das escolas.
Vereadores que votaram contra o projeto de lei em segunda discussão argumentaram haver inconstitucionalidade da matéria em razão de despesas que estava criando para o município.
A 7ª Reunião Ordinária também teve a deliberação de outras 20 proposituras, todas aprovadas, sendo sete moções e 13 requerimentos, entre os quais um de urgência: o de número 170/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que convoca audiência pública para 26 de março, com início às 14h, no plenário da Câmara.
A discussão será em torno da segurança pública, com foco na proposta de transferência do prédio antes ocupado pela 4ª Companhia da Polícia Militar para o Pelotão Escolar e Ciclístico da Guarda Civil Municipal. A convocação da audiência levou vereadores à tribuna da Câmara para apontar a necessidade de mais investimentos em ações de combate à violência.
A reunião ordinária pôde ser acompanhada, ao vivo, pela TV Câmara (via canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Educativa 105,9 FM.
Sindicalista defende ‘ampla discussão’ sobre previdência dos servidores
Câmara aprova moção de aplausos ao atleta por título Paulista de Jiu-Jitsu
Câmara aprova requerimentos de homenagens a igrejas e lideranças religiosas
Requerimento solicita informações sobre entrega de uniformes escolares
Vereador critica falta de manutenção em espaços públicos
Audiência pública discutirá situação de cabos e fios pendurados em postes
Vereador solicita informações sobre repasses da Secretaria de Saúde ao Cismetro
Por meio de moção, Câmara apoia Justiça Eleitoral para manutenção de servidores
Câmara aprova 32 proposituras na reunião ordinária desta segunda-feira (26)
Câmara promove encontro do Fórum Inter-religioso na difusão da cultura de paz
Vereador encaminha ao Executivo demandas do bairro Água Branca
Questão de ordem: ata da Câmara registra reza por chuva na cidade
"Dia do Trabalhador Rural" e "Dia do Agricultor" serão celebrados em solenidade
Vereador questiona permanência de servidor na gestão municipal
Requerimento quer informações sobre administração de centro comunitário