EM PIRACICABA (SP) 07 DE FEVEREIRO DE 2025

Plenário autoriza realização de sete eventos entre fevereiro e abril

Câmara celebrará Dia do Rotary, do Rotaract e do Interact, Dia da Mulher, Semana da Mulher, Dia do Leonismo, Dia do Catequista, Dia de Allan Kardec e Dia do Vicentino




Toque na imagem para aumentar

Plenário autorizou a realização de sete eventos entre fevereiro e abril

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




O plenário da Câmara autorizou a realização, entre fevereiro e abril, de sete eventos de iniciativa parlamentar. As atividades foram propostas por vereadores que tiveram seus requerimentos aprovados na 2ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (6).

No próximo dia 25, às 19h, o salão nobre receberá a reunião solene pelo Dia do Rotary, do Rotaract e do Interact, conforme os decretos legislativos 16/2003, 28/2016 e 11/2016. A iniciativa é do vereador André Bandeira (PSDB), autor do requerimento 22/2025.

De acordo com o requerimento 8/2025, apresentado pela vereadora Rai de Almeida (PT), a solenidade alusiva ao "Dia Internacional da Mulher" será realizada no salão nobre em 7 de março, às 14h30, enquanto as atividades da "Semana da Mulher" acontecerão entre 7 e 15 do mesmo mês, "com ações nas dependências da Câmara, demais espaços públicos, escolas, entidades e instituições parceiras". Os dois eventos estão amparados nos decretos legislativos 2/1998 e 1/2009, respectivamente.

Também em março, no dia 26, às 19h30, o salão nobre terá a solenidade em
comemoração ao "Dia Municipal do Leonismo", conforme o decreto legislativo 7/2001. A iniciativa partiu do vereador Pedro Kawai (PSDB), que teve aprovado o requerimento 10/2025.

Para abril, foram agendadas três reuniões solenes. Duas delas serão conduzidas por Pedro Kawai: aprovada pelo requerimento 28/2025, a comemoração pelo "Dia do Catequista" está marcada para o dia 8, às 19h30, enquanto a cerimônia pelo "Dia de Allan Kardec – codificador da doutrina espírita", reservada pelo requerimento 16/2025, será realizada no dia 9, também às 19h30. As solenidades acontecerão no salão nobre e estão amparadas, respectivamente, pelos decretos legislativos 23/2011 e 3/2014.

Já a reunião solene pelo "Dia do Vicentino", conforme o decreto legislativo 11/2013, ocorrerá em conjunto com a do "Dia do Catequista", em 8 de abril, às 19h30, numa iniciativa do vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, autor do requerimento 29/2025.

Uso da tribuna: Rai de Almeida ocupou a tribuna para destacar a importância da votação de seu requerimento 8/2025, na solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

A parlamentar informou que no dia 7 de março será realizada a sessão solene de abertura da semana do mês da mulher, sendo que "há uma lei que obriga que façamos essa atividade, mas teremos toda uma agenda relativa ao mês, gostaríamos de contar com a participação dos colegas e do empenho de cada um na pauta das mulheres na qual defendemos a igualdade de gênero e a questão das oportunidades", disse. 

Rai ainda acentuou a relevância da data. "Somos a maioria da população, mas a representatividade é minoritária. Faço um apelo para que façamos um bom debate, combater a misoginia, o ódio contra as mulheres e todos os preconceitos e todas as questões que envolvem a questão de gênero. Agradeço o apoio e convido para todos a participarem das atividades", concluiu a vereadora.

Legislativo Institucional André Bandeira Pedro Kawai Rai de Almeida Felipe Gema

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas