EM PIRACICABA (SP) 01 DE MARÇO DE 2023

Presidente da Câmara participa da formatura de médicos residentes

Grupo de 14 médicos se formou no programa de residência médica, através de parceria entre a rede pública, hospitais filantrópicos e Comissão de Residência Médica




Toque na imagem para aumentar

Wagnão parabenizou os formandos e fez um apelo para que eles permaneçam na cidade, que carece de médicos na rede pública de saúde. Fotos: Felipe Poleti/CCS




O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira, (Cidadania) o Wagnão, representou o Poder Legislativo na cerimônia de formatura do programa de Residência Médica, que ocorreu na noite desta terça-feira (28), no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Ao todo, 14 profissionais receberam os certificados de conclusão do programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Coreme (Comissão de Residência Médica de Piracicaba), em parceria com os hospitais filantrópicos da cidade.

Na solenidade, o presidente Wagnão parabenizou os formandos e fez um apelo para que eles permaneçam na cidade, que carece de médicos na rede pública de saúde. “Vocês estão aqui hoje porque, em 2010, passou pela Câmara o projeto de lei que outorgava a residência médica em Piracicaba, cidade que é pioneira em residência hospitalar. Deixo a vocês o convite para, se puderem ficar no munícipio, façam esse favor para nós”, colocou.

Wagnão salientou que seu maior desafio à frente da Presidência da Câmara é colocar em votação o aumento do subsídio do prefeito. A medida será adotada como forma de sanar a perda de médicos na rede municipal de saúde, já que os salários dos profissionais ficam condicionados ao teto salarial do chefe de Poder Executivo. “Estamos carentes de médicos na cidade porque o médico presta um concurso na cidade para ganhar R$ 11 mil. Há 16 anos está congelado o salário do prefeito e não se consegue passar o teto. Assumo mais uma vez esse compromisso diante de vocês”, afirmou.

O secretário de Saúde, Filemon de Lima Silvano, também citou a necessidade de mais médicos para o município. “A cidade precisa de pessoas capacitadas e com certeza Piracicaba vai retribuir a vocês”, afirmou.

Formaram-se profissionais nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica e Urologia, que atuaram como residentes no Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa e unidades de saúde da rede pública. Para este ano, 24 novas vagas foram abertas no programa, para sete especialidades: Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Urologia.

Câmara Saúde Wagner Oliveira

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas