EM LIMEIRA (SP) 05 DE AGOSTO DE 2022

Procuradoras da Mulher na Câmara participam de encontro em Limeira

Rai de Almeida, Ana Pavão e Silvia Morales estiveram no 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Representando a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), as vereadoras Rai de Almeida (PT) —que é procuradora especial da mulher na Câmara—, Ana Pavão (PL) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua —ambas procuradoras-adjuntas—, participaram na manhã desta sexta-feira (5) do 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira.

O objetivo do encontro foi possibilitar a capacitação e o fortalecimento dos órgãos ligados à defesa da mulher no Poder Legislativo. Além das vereadoras por Piracicaba, a atividade contou com a presença de vereadoras de diversas cidades do Interior paulista, como Santa Bárbara, Nova Odessa, Brotas, Engenheiro Coelho, Araraquara, Campinas, São Roque, Porto Feliz e Americana.

Na pauta do encontro —que teve início às 9h30, com um café da manhã, e abertura oficial às 9h50—, estavam os temas "Como criar e fortalecer a Procuradoria Especial da Mulher na sua cidade", com exposição feita por Marina Helou (primeira procuradora-adjunta da Assembleia Legislativa de São Paulo, e "Políticas públicas para as mulheres", abordado por Rosmary Corrêa, presidente estadual do Conselho da Condição Feminina.

As palestrantes fizeram um resgate histórico da origem das Delegacias de Defesa da Mulher e da Lei Maria da Penha, com foco para o fato de como as delegacias e a lei representam um avanço na defesa das mulheres vítimas de violência.

Outro ponto abordado foi a presença da mulher na cena política brasileira e a violência política de gênero. Rai apontou que, "infelizmente, a violência política de gênero acontece ainda em esfera nacional, estadual e municipal". "A presença da mulher na política é diariamente contestada pela imposição masculina, que quer silenciar a voz das mulheres e intimidá-las. As mulheres, todavia, não se calarão e não abrirão mão, jamais, do espaço que ocupam. Muito pelo contrário, é de extrema importância que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços da cena política, buscando, em especial, elegerem-se para cargos do Legislativo e Executivo", completou.

Ana Pavão afirmou que "participar desses encontros proporciona um crescimento para o nosso município". Silvia Morales disse que "encontros regionais como o ocorrido em Limeira são uma maneira de saber mais sobre como está a atuação das mulheres na política, em especial nas Procuradorias Especiais nos Legislativos, sendo também uma oportunidade ímpar para troca de contatos e o estabelecimento de articulações entre as parlamentares das cidades participantes".

Ao final do encontro, as palestrantes ressaltaram a importância das DDMs como "porta de entrada" para o acolhimento da mulher vítima de violência, destacando-se o fato de que instituições como a Polícia Militar, hospitais, delegacias e outros serviços que atendem a mulher vítima de violência necessitam desenvolver maior sensibilidade nesse tipo de atendimento, uma vez que ele é vital para que as vítimas de violência possam encontrar proteção e segurança e acreditarem que é possível quebrar o ciclo da violência a que estão submetidas.

Procuradoria Especial da Mulher Ana Pavão Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas