
Vereadores discutem resíduos sólidos com SEDEMA e GAEMA
Rai de Almeida, Ana Pavão e Silvia Morales estiveram no 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista.
Representando a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), as vereadoras Rai de Almeida (PT) —que é procuradora especial da mulher na Câmara—, Ana Pavão (PL) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua —ambas procuradoras-adjuntas—, participaram na manhã desta sexta-feira (5) do 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira.
O objetivo do encontro foi possibilitar a capacitação e o fortalecimento dos órgãos ligados à defesa da mulher no Poder Legislativo. Além das vereadoras por Piracicaba, a atividade contou com a presença de vereadoras de diversas cidades do Interior paulista, como Santa Bárbara, Nova Odessa, Brotas, Engenheiro Coelho, Araraquara, Campinas, São Roque, Porto Feliz e Americana.
Na pauta do encontro —que teve início às 9h30, com um café da manhã, e abertura oficial às 9h50—, estavam os temas "Como criar e fortalecer a Procuradoria Especial da Mulher na sua cidade", com exposição feita por Marina Helou (primeira procuradora-adjunta da Assembleia Legislativa de São Paulo, e "Políticas públicas para as mulheres", abordado por Rosmary Corrêa, presidente estadual do Conselho da Condição Feminina.
As palestrantes fizeram um resgate histórico da origem das Delegacias de Defesa da Mulher e da Lei Maria da Penha, com foco para o fato de como as delegacias e a lei representam um avanço na defesa das mulheres vítimas de violência.
Outro ponto abordado foi a presença da mulher na cena política brasileira e a violência política de gênero. Rai apontou que, "infelizmente, a violência política de gênero acontece ainda em esfera nacional, estadual e municipal". "A presença da mulher na política é diariamente contestada pela imposição masculina, que quer silenciar a voz das mulheres e intimidá-las. As mulheres, todavia, não se calarão e não abrirão mão, jamais, do espaço que ocupam. Muito pelo contrário, é de extrema importância que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços da cena política, buscando, em especial, elegerem-se para cargos do Legislativo e Executivo", completou.
Ana Pavão afirmou que "participar desses encontros proporciona um crescimento para o nosso município". Silvia Morales disse que "encontros regionais como o ocorrido em Limeira são uma maneira de saber mais sobre como está a atuação das mulheres na política, em especial nas Procuradorias Especiais nos Legislativos, sendo também uma oportunidade ímpar para troca de contatos e o estabelecimento de articulações entre as parlamentares das cidades participantes".
Ao final do encontro, as palestrantes ressaltaram a importância das DDMs como "porta de entrada" para o acolhimento da mulher vítima de violência, destacando-se o fato de que instituições como a Polícia Militar, hospitais, delegacias e outros serviços que atendem a mulher vítima de violência necessitam desenvolver maior sensibilidade nesse tipo de atendimento, uma vez que ele é vital para que as vítimas de violência possam encontrar proteção e segurança e acreditarem que é possível quebrar o ciclo da violência a que estão submetidas.
Vereadores discutem resíduos sólidos com SEDEMA e GAEMA
"Não podemos nos omitir", diz vereadora sobre manifesto de fiscais
Empresa de fotografias será homenageada com voto de congratulações
Vereador questiona recursos públicos destinados à Parada LGBTQIA+
Saúde: vereadora pede ao Executivo envio de projeto para deliberação
Câmara aprova Dia Municipal da Agroecologia
Alimentos produzidos em Piracicaba receberão selo local
Psicólogo abordará sobre Setembro Amarelo na 1ª reunião de setembro
Reunião discute possibilidade de integrar programa a ações do esporte
Há 200 anos, Câmara era pivô da luta pela liberdade de um povo
Escola do Legislativo vai debater democracia e eleições
Centro POP: Vereadora aponta atendimento parcial e falta de servidores
Reunião aborda melhorias para indústria e comércio de Piracicaba
Vereadora destaca ações sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha
Exposição, solenidade e livro marcam os 200 anos da Câmara