
Vereadora fiscaliza almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde
Ideia é intensificar as palestras e as rodas de conversa em comunidades e com a Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher sobre a Lei Maria da Penha
As vereadoras Rai de Almeida (PT), procuradora especial da Mulher na Câmara, e Silvia Morales (PV), procuradora-adjunta, reuniram-se nesta quarta-feira (26) com Fabiana Menegon, coordenadora do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), para discutir a programação do "Agosto Lilás".
A campanha, instituída em Piracicaba pela lei municipal 9.581/2021, tem como objetivos conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, com atividades, ao longo do mês, nas quais se debate a lei federal 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como "Lei Maria da Penha", que criou mecanismos para coibir tais crimes.
A Procuradoria Especial da Mulher e o Cram, junto com o Conselho Municipal da Mulher, coordenam a Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher e, na reunião, Rai de Almeida, Silvia Morales e Fabiana Menegon elaboraram uma relação com várias propostas de atividades envolvendo representantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo para discutir a Lei Maria da Penha, sua aplicabilidade, as mudanças ocorridas, as dificuldades e os avanços.
"A Lei Maria da Penha vem passando por mudanças, neste momento, para garantir com mais agilidade a proteção e a segurança das mulheres e das crianças vítimas da violência doméstica. Mas é preciso que as pessoas saibam os seus direitos e que os responsáveis por garantir o cumprimento da lei trabalhem em rede", comentou Rai de Almeida.
"É importantíssimo trazer a temática da Lei Maria da Penha, com mais um ano de vigência, sob todos os aspectos —sociais, jurídicos e outros— para debatermos no Agosto Lilás", disse Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade é Sua.
A ideia é, em agosto, intensificar as palestras e as rodas de conversa em comunidades e com a Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher sobre a Lei Maria da Penha, além de aproveitar o mês para realizar uma ampla campanha de sensibilização no município para o fim da violência contra as mulheres.
Na programação, também serão incorporadas atividades culturais e outras propostas das entidades, dos serviços municipais e dos movimentos que participam da Rede. A agenda completa das atividades será divulgada posteriormente. "Os serviços estão planejando suas atividades em diversos espaços da cidade para que as pessoas conheçam a lei e tenham acesso a ela", acrescentou Fabiana Menegon.
Vereadora fiscaliza almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde
Vereadora destaca lançamento do “Julho das Pretas – Por Reparação e Bem Viver”
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Câmara aprova criação do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá
Situação dos gatos que vivem no Ciet é objeto de requerimento
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Na Tribuna, vereadora destaca diretrizes aprovadas na Conferência de Saúde
Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Projeto que autoriza vagas para passageiros de transporte remunerado é aprovado