
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Procuradoria Especial da Mulher e entidades iniciam os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher; destacam as vereadoras Rai de Almeida e Sílvia Morales
Procuradoria da Mulher e entidades iniciam os 21 dias de ativismo
Crédito: Assessoria parlamentarA Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, em conjunto com a Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, o Conselho Municipal da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) de Piracicaba e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) realizou nessa terça-feira (21), no anfiteatro da Smads, cerimônia de abertura dos “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.
A cerimônia contou com a participação de público expressivo e com a presença de representantes das entidades envolvidas: Euclídia Maria Fioravante (secretária de Assistência e Desenvolvimento Social), Elizangela Pauli (Presidenta do Conselho Municipal da Mulher), Fabiana Menegon (Coordenadora do CRAM) e as vereadoras Rai de Almeida (PT), procuradora Especial da Mulher na Câmara e Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, sub-procuradora, além de outras representantes do Executivo Municipal e a sociedade civil.
Marcando a luta pelo fim da violência contra a mulher e o início da jornada dos “21 dias de ativismos” foram homenageadas quatro mulheres da cidade de Piracicaba, indicadas pelas entidades envolvidas – e que se destacam em atividades que envolvem o cuidado, a proteção, a valorização e dedicação pelas mulheres do município.
A líder comunitária do bairro Alvorada, Maria de Fátima dos Santos, a Fatiminha, foi homenageada pela vereadora Rai de Almeida. A vereadora Sílvia Morales homenageou Samira Amaral, a Samy, coordenadora do projeto “Amor de Mães”. Fabiana Menegon, do CRAM homenageou Marcela Buoro (enfermeira do CESMI, Centro Especializado em Saúde da Mulher) e Elizangela Pauli homenageou Marilda Aparecida Soares (Secretaria de Educação e ex-presidenta do Conselho Municipal da Mulher).
A vereadora Rai de Almeida, falando pela Procuradoria Especial da Mulher abriu as atividades destacando os números do anuário da violência, que sinalizam o aumento de casos contra as mulheres no Estado de São Paulo e no Brasil. A parlamentar também apontou para a necessidade de o município de Piracicaba – cidade que tem expressivos números de ocorrências e situações envolvendo a violência contra as mulheres – definitivamente abraçar a luta pelo fim desse tipo de violência. Nesse sentido, Rai de Almeida destacou ainda a necessidade de o Executivo Municipal desenvolver, de fato, políticas públicas para as mulheres.
“Começamos esses 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres querendo fazer de nossa cidade e de nosso país lugares mais humanos, equânimes e nos quais as mulheres possam viver, trabalhar e se desenvolver com autonomia e segurança”, afirmou Rai.
“É preciso que estes 21 dias não sejam apenas simbólicos. Faz-se necessário que toda a sociedade se envolva nessa luta, que as pessoas despertem e passem a, coletivamente, atuarem pelo fim da violência contra as mulheres”, disse Rai.
Ao final da atividade, o integrante do mandato coletivo A Cidade é Sua, João Scarpa trouxe a público o “Dicionário de Expressões Machistas”, idealizado e coordenado por ele e pelo mandato coletivo, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher. "Esse dicionário reúne expressões machistas que foram coletadas e selecionadas junto às mulheres, e tem a proposta de alertar a sociedade para o uso de palavras e expressões que escondem em si toda uma concepção machista e que perpetua a violência verbal contra as mulheres", reiterou Scarpa.
A programação dos 21 dias segue até 10 de dezembro, em diversos espaços, e pode ser acompanhada nos sites das entidades envolvidas.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária