EM PIRACICABA (SP) 10 DE MARÇO DE 2022

Programa impulsiona acesso de PCDs ao mercado de trabalho

PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), integrado ao Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado, foi apresentado em Piracicaba nesta quinta-feira (10)




Toque na imagem para aumentar

Piracicaba ganha programa para impulsionar acesso de PCDs ao mercado de trabalho

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Com o objetivo de garantir maior abertura do mercado de trabalho para PCDs (pessoas com deficiência) na região, foi apresentado em Piracicaba, nesta quinta-feira (10), o PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), integrado ao Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado. O lançamento aconteceu no auditório do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba). O programa promove o atendimento tanto de trabalhadores com deficiência, em busca de qualificação e oportunidades, quanto de empresas, para garantir acessibilidade a essa mão de obra.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), o vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Acácio Godoy (PP) e os vereadores Josef Borges (Solidariedade) e André Bandeira (PSDB), entre outras autoridades, como a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM) e o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), além de representantes das entidades que atuam no segmento.

O programa é elaborado através da metodologia americana denominada emprego apoiado. Os atendimentos às PCDs acontecerão no CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) de Piracicaba. Os trabalhadores poderão fazer entrevistas profissionais, obter informações sobre qualificação, mapeamento de funcionalidades e inclusão. O trabalho também é voltado para a conscientização das empresas, com a prospecção de vagas, oficinas para adequação do ambiente de trabalho e auxílio na flexibilização de vagas.

A secretária Célia Leão destacou que é ínfimo o percentual de pessoas com deficiência incluídas no mercado de trabalho no estado. “Após a pandemia, o que mais o ser humano em idade produtiva precisa é de um emprego”, afirmou a secretária. “As pessoas com deficiência podem contribuir com as empresas, com o comércio e com a indústria. São consumidoras também. Ter um emprego, para a pessoa com deficiência, é ter autonomia de vida, é mostrar que ela também é capaz”.

O presidente Gilmar Rotta lembrou que o trabalho de inclusão das PCDs na Câmara de Piracicaba já acontece desde 2019. “Temos uma grande quantidade de pessoas com deficiência trabalhando, o prédio é adaptado para receber essa população”, disse. “Espero que esse programa abra o mercado de trabalho, que as empresas se conscientizem e façam a contratação desse pessoal porque é muito importante para essas pessoas”.

Para o vereador André Bandeira (PSDB), o programa é extremamente necessário. “Pra mim, que sou pessoa com deficiência, vivo essa realidade há 26 anos, conheço bastante dessa questão, sei o quanto isso influencia na vida das pessoas, o quanto este momento de pandemia afetou o mercado de trabalho e de forma muito maior as pessoas com deficiência”, afirmou. “É importantíssimo o poder público do Estado somar forças com o poder público do município para que a gente possa chegar a mais pessoas com deficiência, dar capacitação, formação a essas pessoas para que elas possam se inserir no mercado de trabalho e ter a dignidade de ter o seu salário no final do mês e se sentir produtivo e poder somar não só com a sua família, mas com a sociedade”.

O vereador Acácio Godoy (PP) disse que o Estado precisa atuar para atender a essa população que está fora do mercado de trabalho. “A gente espera avançar, alcançar esses cidadãos porque eles são plenos de direitos e o Estado precisa reconhecê-los em todos os seus direitos”, colocou. Para o vereador Josef Borges (Solidariedade), o programa veio em boa hora e para somar. “A dificuldade da PCD não pode se transformar em um impeditivo”, avaliou.

Gerido pela organização ITS Brasil, o PEI também tem atendimentos nas regiões de Araçatuba, Marília, Presidente Prudente e Sorocaba. Na região de Piracicaba, o programa atende a 11 municípios.

Emprego e Renda André Bandeira Gilmar Rotta Acácio Godoy Josef Borges

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas