
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Projeto de lei complementar (12/09), de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), aprovado em segunda discussão na reunião ordinária de ontem (...)
Projeto de lei complementar (12/09), de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), aprovado em segunda discussão na reunião ordinária de ontem (19), poderá colocar Piracicaba no rol de cidades brasileiras, a exemplo de Londrina, no Estado do Paraná que desde 2004 implantou o projeto "Calçadas para Todos", o que garante o direito de ir e vir às mais de 230 mil pessoas que diarimente se deslocam à pé, numa cidade com população de 650 mil habitantes. Em Piracicaba, a preocupação do projeto também é de garantir liberdade e autonomia, possibilitando a circulação da população em deslocamentos para o trabalho, estudo, lazer, entre outras atividades cotidianas, sejam realizados com independência e segurança.
O projeto aprovado em Piracicaba acrescenta dispositivos ao artigo 17 da Lei Complementar nº 207/07, disciplina o parcelamento do solo no Município, o que resultará no rebaixamento das guias, instalação do piso e sinalização do passeio, em consonância com a Norma Brasileira ABNT NBR9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Segundo o vereador Capitão Gomes, a medida visa ordenar o uso de passeios públicos, de molde a possibilitar a perfeita circulação de transeuntes idosos, carrinhos de bebê e daqueles com deficiência ou mobilidade reduzida.
Estudos mostram que cerca de 15% da população apresenta de forma permanente ou transitória alguma dificuldade de locomoção, em conseqüência de deficiências motoras, visuais ou mentais, além de idosos e gestantes, que são prejudicadas pela falta de acessibilidade gerada pelos constantes obstáculos existentes nos percursos de nossas calçadas.
Capitão Gomes entende que o projeto poderá conscientizar a população sobre a importância de construir, recuperar e conservar uma boa calçada, além de apresentar padrões, regras e aspectos técnicos de como executá-las.
"O sucesso dessa iniciativa depende da colaboração de todos: administração municipal, comerciantes, instituições, proprietários e locatários de imóveis, enfim, toda a sociedade. O projeto visa garantir com igualdade o direito de ir e vir a toda a comunidade. Constituindo um ato de cidadania", destaca o parlamentar.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde