
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Propositura do vereador Zezinho Pereira (União Brasil) foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (7)
Propositura é de autoria do vereador Zezinho Pereira (União Brasil)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Durante a 18ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na segunda-feira (7), os vereadores aprovaram o requerimento 275/2025, do vereador Zezinho Pereira (União Brasil). O documento solicita informações detalhadas sobre a situação jurídico-administrativa dos núcleos urbanos e rurais informais no município, especialmente no que diz respeito ao acesso a serviços públicos essenciais, como fornecimento de água e energia elétrica.
A proposição parte da premissa do direito fundamental à moradia digna, conforme estabelecido no artigo 6º da Constituição Federal, que compreende o acesso a infraestrutura básica. Zezinho Pereira destacou, no texto do requerimento, que a falta de regularização e de serviços essenciais tem colocado diversas famílias em situação de vulnerabilidade.
O vereador menciona a Resolução Normativa 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determina que concessionárias de energia, como a CPFL, são obrigadas a garantir o fornecimento de energia mesmo em áreas de ocupação informal. Com base nisso, ele solicita esclarecimentos da Prefeitura sobre a atuação do município frente a essa responsabilidade.
O requerimento busca respostas para uma série de questionamentos, como o número de núcleos urbanos e rurais informais existentes atualmente em Piracicaba, quantos deles estão judicializados ou em processo administrativo de regularização, quantos estão fora do marco legal e quais já receberam algum tipo de atendimento do poder público, mesmo em condição irregular.
Além disso, o parlamentar quer saber se a administração municipal já constituiu uma equipe técnica para tratar da regularização fundiária dessas áreas, e, em caso afirmativo, qual é a composição dessa equipe. Caso ainda não exista essa estrutura, o vereador questiona em que prazo ela será formada.
O documento também indaga se o município tem fiscalizado o cumprimento da resolução da ANEEL por parte da CPFL, garantindo o fornecimento de energia em núcleos informais. No que se refere ao abastecimento de água, o requerimento busca esclarecer se existe viabilidade técnica e legal para autorizar novas ligações — conhecidas como “penas d’água” — em áreas onde já existem conexões instaladas.
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Desbravadores e Aventureiros serão homenageados em solenidade
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede
Vereador parabeniza prefeito e secretários por realizações em 100 dias
Requerimentos cobram melhorias em áreas de lazer de diversos bairros
Moção enaltece agência de turismo por premiação internacional
Vereadora cobra execução de lei sobre Wi-Fi em unidades de saúde
Reunião solene celebra a 40ª edição da Festa das Nações