Vereador solicita manutenção em poço de visita no bairro Perdizes
Reunião debate organização da Conferência Municipal de Meio Ambiente
Executivo, Legislativo e entidades iniciaram trâmites para organização de evento preparatória à Conferência Paulista e à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Primeira reunião do grupo, solicitada pela Simap, aconteceu na última terça-feira (29)
Crédito: Assessoria parlamentarNo último dia 17, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua” protocolou a indicação 3341/2024, endereçada à Prefeitura, para realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente, preparatória à Conferência Paulista e à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
A emergência climática será o tema destas conferências, sendo a etapa municipal uma oportunidade para definir as prioridades locais da agenda pública em pauta.
Para iniciar o processo relativo à Conferência Piracicabana, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) solicitou a participação de potenciais parceiros e realizou a primeira reunião de organização na última terça-feira (29), quando a Comissão Organizadora foi composta, por representantes da própria Simap, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas (Comclima) e do Engajamundo - Núcleo Piracicaba. A representante do SESC ficou de confirmar internamente a sua participação.
A comissão formada apontou o dia 30 de novembro como data para realização do evento, com horário e local a serem definidos e divulgados em breve.
“A realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente marca a retomada desse importante instrumento de participação social e governança pública, além do tema emergência climática ser bastante pertinente e oportuno diante do nítido aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos como ondas de calor, secas, estiagens, tempestades, inundações e alagamentos. Ressalta-se que Piracicaba está na lista dos 1.942 municípios (34,9% dos municípios brasileiros) mais suscetíveis às ocorrências de deslizamentos, enxurradas e inundações para serem priorizados nas ações da União em gestão de risco e de desastres naturais, com 2.812 pessoas em áreas mapeadas de riscos a estas ocorrências”, destacou a vereadora Silvia Morales.
Notícias relacionadas
Requerimento pede relação de eventos no Engenho Central
Vereadora reforça compromisso ambiental e agradece apoio nas eleições
Solenidade do Dia Municipal da Favela acontece nesta terça-feira
Vereadores focam papel da Alesp no dinamismo de projetos em Piracicaba
Vereador acompanha recape em ruas do bairro Alvorada
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
Vereador solicita limpeza de área verde no Castelinho
Câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança da região de Artemis
Moradores de Artemis ganham revitalização de creche
Criador da banda Opus recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Vereador solicita manutenção asfáltica na avenida Dois Córregos
Vereador solicita melhorias na rua Santa Catarina
Vereador e engenheiros da Semozel analisam área da Lagoa do Itaiçaba
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão