EM PIRACICABA (SP) 09 DE MARÇO DE 2022

Reunião discute melhorias 'práticas' para motoqueiros de aplicativos

Vereador Gustavo Pompeo e representantes do MPT, Shopping e Ifood participaram da conversa.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Na manhã desta quarta-feira (9), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou da quarta reunião remota do grupo que vem tratando de melhorias estruturais necessárias para motoqueiros de aplicativos de entregas. O Ministério Público do Trabalho de Campinas, junto com o parlamentar, promoveu novo encontro a fim de reforçar as cobranças ao Shopping Piracicaba e à plataforma Ifood.

Na reunião anterior, o grupo havia definido itens que deveriam ser colocados em prática e que deveriam ser apresentados no quarto encontro. Nesta quarta-feira, Pompeo argumentou que o local que está sendo construído no Shopping para servir de apoio aos entregadores do Ifood "não atende às necessidades dos motoqueiros e alguns aspectos precisam ser melhorados".

Os representantes do Shopping informaram que seguirão o projeto apresentado ao MPT e que ainda faltam determinados materiais para a conclusão, somado ao fato de estarem "encontrando dificuldades com fornecedores para que de fato a obra seja concluída". Já o Ifood relatou que um estudo de viabilidade de implantação de um "hub" (estação de coletas) "está sob análise", com a possibilidade de se concretizar no segundo semestre.

O MPT pediu "celeridade" na apresentação das soluções, uma vez que "a dor do motoqueiro para a realização da coleta acontece agora", e observou que não se pode "fechar os olhos" para a dificuldade que a categoria vem encontrado para realizar seus serviços.

Pompeo acrescentou que os empecilhos surgiram quando o Shopping decidiu proibir a entrada dos motoqueiros com as "bags" (como são chamadas as bolsas térmicas para o transporte de alimentos). "A partir deste ponto, apareceram muitos problemas e dificuldades para toda a categoria que precisa fazer as coletas no Shopping", afirmou o vereador.

O centro de compras e o Ifood comprometeram-se em trazer "soluções efetivas" para os problemas apresentados na reunião e reconheceram a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos motoqueiros.

O próximo encontro do grupo está marcado para o próximo dia 23, ainda de forma remota, embora o MPT não tenha descartado a possibilidade de realizar um encontro presencial nas dependências do Shopping "para que as partes envolvidas confiram pessoalmente a dificuldade que a categoria tem encontrado diariamente", concluiu Pompeo.

Emprego e Renda Gustavo Pompeo

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas