Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Reunião discute políticas públicas para adolescentes
Membros do Caps Infanto-Juvenil reuniram-se com integrante do mandato coletivo A Cidade É Sua.
Reunião aconteceu nesta terça-feira
Crédito: Assessoria parlamentarRepresentantes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) reuniram-se nesta terça-feira (29) com Pablo Carajol, integrante do mandato coletivo A Cidade É Sua, da vereadora Silvia Morales (PV), para discutir a crescente demanda de atendimentos junto a adolescentes.
Coordenadora do Caps e também da Raps (Rede de Atendimento Psicossocial), Vandrea Novello falou sobre a necessidade de uma estruturação em políticas voltadas para o desenvolvimento dos adolescentes. "Um espaço de informações somente sobre a adolescência no site da Prefeitura já seria muito importante", ressaltou.
Vandrea reforçou que, quando se pensa a política de atenção básica, a adolescência sempre fica "por último na fila de prioridades", o que pode culminar no número alto de pessoas nessa faixa etária que recorrem ao Caps, atualmente com 9 mil prontuários. Ela aponta o exemplo de São Paulo (SP), que tem uma secretaria voltada apenas para a adolescência.
Também presentes na reunião, psicólogas e enfermeiras do Caps e da rede de saúde de atenção básica do município apontaram a importância da presença de psicólogas educacionais e assistentes sociais nas escolas, conforme prevê a lei 13.935/2019. Elas citaram ainda o Programa Saúde da Família, também com atuação nas escolas, com a possibilidade de trabalhar temas importantes para os adolescentes.
Consenso entre as profissionais e também reforçada por Vandrea, a importância do desenvolvimento dos adolescentes em seu território foi defendida na reunião. "É no bairro onde eles vivem que são necessários programas sociais, de cultura, esporte e lazer. É importante valorizar onde os adolescentes são socializados. Quando não há essas atividades, projetos preventivos, consequentemente os adolescentes vão acabar vindo ao Caps", ressaltou Vandrea.
Carajol afirmou que é "urgente a necessidade do diálogo entre a sociedade, o Executivo e o Legislativo para que estejam pensando e agindo em torno de políticas públicas para a sociabilidade de adolescentes". Ele sugeriu convidar secretarias municipais para apresentar o cenário atual do Caps e as limitações para a própria Rede de Atendimento.
"É preciso trazer secretários municipais, como por exemplo os de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e apresentar a problemática da demanda alta no Caps Infanto-Juvenil para fazer essa discussão e pensar políticas específicas para a juventude", observou Carajol.
O integrante do mandato coletivo falou sobre a possibilidade de uso da Escola do Legislativo, da Câmara, como um espaço para cursos e oficinas sobre o universo da adolescência e sugeriu uma consulta ao Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, proposto pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e recém-aprovado na Casa.
Entre as propostas definidas ao término da reunião estão a criação de um espaço permanente de formação e capacitação de profissionais da rede com relação à temática da juventude e a elaboração de um mapeamento municipal de políticas públicas, programas e projetos para essa parcela da população, a ser feito por instituições públicas, sociedade civil e entidades.
Notícias relacionadas
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Paratletas campeões no rafting receberão homenagem
Câmara aprova ampliação de prazo para regularização de imóveis
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Câmara institui "Semana do Skate Solidário" no calendário oficial
Vereadora apresenta balanço das ações realizadas durante mandato
Câmara aprova lista de vítimas do desabamento do ‘Edifício Comurba’
Liderança no Bosques do Lenheiro é homenageada com Título na Câmara
PDL concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" à Valdiza Capranico
Mandato Coletivo participa da 2ª Conferência do Meio Ambiente