
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereadoras e integrantes do programa Criança Feliz conversam com Hermes Renato, secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
Reunião foi realizada na Câmara, na tarde desta quarta-feira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Uma reunião com a participação das vereadoras Rai de Almeida (PT), Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, e Ana Pavão (PL) levou ao secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Balbino, a possibilidade de integrar às ações da pasta o programa Criança Feliz, do governo federal. As três parlamentares integram a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba.
O programa, de caráter intersetorial, visa promover o desenvolvimento saudável na primeira infância por meio de atividades lúdicas construídas com material reciclável e de orientações diversas sobre a formação da criança. O público-alvo são gestantes e crianças de até 3 anos com Cadastro Único atualizado e crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiárias do BPC.
Em Piracicaba, o programa existe desde 2018 e é colocado em prática pelo Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José), por meio de chamamento público feito pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Conta com 23 visitadores, como são chamadas as pessoas que vão às casas das famílias atendidas.
"São pessoas formadas em pedagogia e serviço social, que passam por treinamento com metodologia da Unicef. Elas preenchem formulários da criança, da gestante e da família e depois é feito um plano de visita toda semana", contou a psicóloga Natalia Furlan, que atua na parceria do Cesac com a Smads. A ideia é fazer com que a família continue as atividades com a criança ao longo da semana, estimulando suas capacidades motoras, afetivas e sociais e propiciando maior interação entre pais e filhos.
Rai disse que a intenção é estabelecer uma parceria com a Selam para que o programa se some à rede de ações para o combate à violência de gênero. "É preciso trabalhar pela ponta para que a gente vá reduzindo a violência contra a mulher, para que a intersetorialidade possa acontecer e para que, pelo esporte, as mulheres saiam dessa condição e convivam com outras pessoas."
"É um programa em que podemos fazer essa política de rede, de modo que os recursos públicos sejam melhor utilizados e não fique cada um em seu canto fazendo o seu trabalho, porque não resolve o problema. É preciso atuar preventivamente e a Selam, nessa rede, tem papel diferenciado, pois quando trabalha suas atividades, seja a iniciação, a formação ou a perspectiva de inserção no mercado, faz toda a diferença na vida da pessoa", defendeu Rai.
Hermes detalhou as principais ações e o objetivo da pasta. "Dentro da Selam, temos o propósito de oferecer ao munícipe a oportunidade da prática esportiva e que isso seja perene, não simplesmente como um evento, mas como elemento de formação do ser humano", afirmou o secretário, que esteve acompanhado da assessora de gabinete Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca.
A assistente social Camila Rangel, que também atua na parceria do Cesac com a Smads, disse que a integração do programa à Selam fará que "os educadores físicos olhem também para a primeira infância". "O foco do serviço é trabalhar a família e a criança, essa integração. Trabalhamos muito com atividades intergeracionais, e aí o esporte seria fundamental", comentou.
Durante a reunião, realizada na Câmara na tarde desta quarta-feira (10), Ana Pavão perguntou como os integrantes do programa atuam quando observam situações, na família visitada, que comprometam a segurança da criança atendida. Jaqueline Campos, diretora da Proteção Básica de Assistência Social da Smads, explicou que todos os casos são reportados à rede de assistência social. "As situações são discutidas no Cras de referência", informou.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereadora cobra medidas para recolhimento de entulho em praça
Vereadora questiona estratégias para melhoria na gestão de recursos hídricos
Moção reconhece conquista em competição internacional sobre biodiversidade
Vereadora questiona alteração no trânsito em ruas do bairro Astúrias
Câmara aprova novo índice para cobrança de ampliação de rede de água e esgoto
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social