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Roda de saberes marca a realização da V Semana Municipal do Brincar
Evento marca a abertura da V Semana Municipal do Brincar (SMB), iniciada no ano de 2018 pelo vereador Pedro Kawai, e início do VII Jogos Internos das Escolas Municipais
Roda de saberes marca a realização da V Semana Municipal do Brincar
Crédito: Samuca MiazakiO vereador Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta terça-feira (16), às 8h00 participou da abertura oficial de evento da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Sesc Piracicaba, realizado nas dependências do clube recreativo, que acolhe a V Semana Municipal do Brincar (SMB) e o VII Jogos Internos das Escolas Municipais.
O evento se caracteriza por uma ação em rede, em atividades formativas que já acontecem desde janeiro deste ano, em atendimento a professores de educação física e aos educadores do núcleo de educação especial (Numape), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.
As atividades se desenvolvem nos dias 16 e 17 de abril, envolvendo cerca de três mil educadores da Rede Municipal, de modo presencial e também pelo Youtube de forma sincrona, ao mesmo tempo e assíncrona, com a disponibilização dos trabalhos apresentados. O evento também envolve escolas particulares e da rede estadual, além dos demais interessados, que se inscreveram diretamente no Sesc.
O objetivo é oportunizar um espaço seguro de troca de conhecimentos específicos acerca da diversidade presente no brincar, no jogo e no esporte. Conhecimentos ancestrais que fundamentam o nosso bem viver e subsidiarão o desenvolvimento de repertórios dentro da temática, para que organizem, em seus espaços de atuação, a Semana e, para quem é da rede municipal, envolvendo também os jogos internos.
O vereador Pedro Kawai refletiu sobre a relevância da SMB, pois possibilita que os educadores que fazem parte da rede escolar estejam em contato direto com as crianças, em um processo tão relevante, que se concentra nas brincadeiras, principalmente para a primeira infância, com profissionais qualificados, o que com certeza se reverterá em melhor atendimento de qualidade, na Semana de Brincar.
"A Semana do Brincar é sem sombra de dúvidas um momento de interação e aprendizado tanto para alunos quanto para os profissionais da educação. Não podemos deixar de brincar com nossas crianças pois assim elas passam a se conhecer e respeitar os amiguinhos próximos", disse o vereador, que também destacou a importância de brincadeiras do seu tempo de criança, como o futebol de rua, frente ao domínio da digitalização dos tempos atuais, onde a criança cresce num mundo à parte.
"Que isto se fortaleça e se transforme cada vez mais numa política de Estado, no compartilhamento de saberes e experiências", concluiu o parlamentar, que também se inseriu no rol de autoridades na abertura oficial do evento.
O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, ao lado a titular da Selam (secretaria municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, destacou a realização do evento, mediante parcerias, além de ressaltar o papel do vereador Pedro Kawai, com a Câmara, na aprovação de lei municipal que garante a continuidade da Semana do Brincar. Bruno também enfatizou sobre a expectativa de Piracicaba manter índices referenciais na educação, no SAE (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que gera índice para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde a cidade novamente, em junho, deverá pontuar entre as melhores do país.
A professora Priscila Lima Ferreira, responsável pela assessoria pedagógica em educação física da Rede Municipal de Educação deu as boas vindas em nome da comissão organizadora do evento, além de discorrer sobre a relevância dos trabalhos desenvolvidos.
Na sequencia, a coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, Letícia Zero falou da alegria de estar em Piracicaba e, discorreu sobre um breve histórico da Semana Mundial do Brincar, que hoje já está presente em mais de 80 cidades, devidamente respaldado por lei, a exemplo de Piracicaba, além de ações que já se desenvolvem em mais de 200 cidades, com a garantia de espaços para o brincar das crianças.
A professora da rede municipal, Marielle Nascimento também enfatizou a importância de trazer o público em geral para questões que vão além de garantir o brincar das crianças, bem como promover "inclusão de deficientes, na promoção do convívio lúdico e social", disse a educadora.
Legislação
Pela lei municipal 8.903/2018 - a Semana do Brincar faz parte do Calendário Oficial de Eventos Cívicos do Município de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai. A proposta nasceu com o intuito de mobilizar famílias, estreitar os laços entre pais e filhos, estimular o bom relacionamento entre adultos e crianças e melhorar a qualidade de vida. A Semana Municipal do Brincar é comemorada na última semana do mês de maio. O objetivo da Semana é desenvolver ações gratuitas, promovendo atividades sobre o tema para crianças de até 12 anos de idade ou adultos que as acompanhem.
O trabalho inicia-se a partir do grande e tradicional evento - “Jogos Internos das Escolas do Ensino Fundamental”, nos quais contemplam as diferentes práticas, experiências e intervenções da cultura corporal de movimento como: a brincadeira, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta e, expande este diálogo as equipes escolares da Educação Infantil, refinando o olhar para o brincar em diálogo com a corporeidade da criança.
O coordenador de programação do Sesc, Francisco Galvão de França, o Chico Galvão também registrou a satisfação que a entidade tem de continuar esta parceria com o Poder Público, no respaldo a uma iniciativa que contribui para a formação de nossas crianças.
Após as falas das autoridades foi apresentado o tema de 2024 da V Semana Municipal do Brincar e sétimo Jogos internos das escolas: "Viva a diversidade! o brincar é para todas as pessoas".
A consideração é que este evento em rede tem o objetivo de olhar a singularidade de cada estudante e educador em suas relações brincantes, em consonância com o contexto da coletividade, onde ser diferente é uma característica humana, portanto, independente da diferença física, social, intelectual, de gênero, raça ou etnia, comportamental, de religião, onde todos são respeitados.
Por meio das brincadeiras, jogos e esportes num ano olímpico, a SME e o Sesc Piracicaba almejam inspirar as equipes escolares a aprofundarem o trabalho pedagógico para a diversidade do e no brincar. A expectativa é que na educação infantil, com o campo de experiência “Corpo, gestos e movimento”, no Ensino Fundamental, com a Educação Física em consonância com as demais áreas, e na Educação de jovens e adultos (EJA), por meio das narrativas de vida e memórias dos estudantes, as equipes escolares iluminem os brincares nos seus territórios com toda a comunidade escolar.
SEMINÁRIO
E, para abrir a Roda 01: Tecnologias ancestrais, a conversa foi mediada pelo professor Thiago Henrique Barnabé Corrêa, diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutor em Ciências pela Unicamp, com estágio pós-doutoral em Educação.
Para tecer essa costura de saberes, foram convidados: professor Ari Fernando Borsetti Júnior, graduado em Educação Física (2008), que possui especialização em Educação Física Escolar (2009) e Pedagogia do Esporte Educacional (2017). Mestrando do PROEF polo UFSCar/SP. Professor de Educação Física das Redes Municipais de Sumaré/SP e Paulínia/SP.
Além do professor Luiz Marcos de França Dias. (Luiz Ketu), que é Quilombola, da comunidade São Pedro, localizada no Vale do Ribeira-SP, onde ministra oficinas de capoeira e percussão no Ponto de Cultura Puxirão Bernardo Furquim. Também auxilia na gestão territorial através da Associação Quilombo São Pedro, onde atualmente é presidente. Membro do Coletivo de educadores e educadoras da CONAQ, pedagogo e graduado em Letras, mestre em Educação e doutorando em Educação. Docente de escola pública estadual.
E, a professora Agatha Battonyai Valeriano, licenciada em Pedagogia pela UNESP de Rio Claro, com pós graduação em Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento. Atuou, na rede particular de ensino, como professora e gestora e, há quatro anos, na Rede Municipal de Ensino, como professora dos anos iniciais, iniciando na coordenação pedagógica em 2024.
Já para abrir a Roda 02: Esportes para todas as pessoas, que transcorreu na parte da tarde, o mediador foi David Farias Costa - formado em Pedagogia; foi presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC); campeão brasileiro na modalidade de futebol de 5 em 1995. Atuou no setor de Para Desporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SP – no período de 2011 a 2014. Atuou como professor no programa aprendizagem no Senac-SP no período de 2014 a 2018; atualmente responde pela coordenação do programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.
E, para tecer essa costura de saberes, foi convidado o professor Filipe Lopes Barboza - supervisor da Escola Paralímpica do Comitê Paralímico Brasileiro. Docente na especialização Esporte e Atividade Física para PCD -UFJF; docente no Instituto Benjamin Constant; assistente de Gerência Esportiva Parapan 2007; Gerência Material Esportivo Paralimpiadas Rio 2016; ex técnico de Goalball - Seleção Brasileira de Jovens e supervisor de projetos da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo CPB.
Além da participação da professora Gabriella Andreeta Figueiredo - graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro. Doutora no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação Física, Educação Física Adaptada.
Além da participação de Mey de Abreu Van Munster - docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana – (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Nova Iorque (EUA). Professora visitante na Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e na Universidade de Nova Hampshire (EUA).
Na abertura da Roda 03: Espaços que incluem, programada para o dia 17 pela manhã, a mediadora será Renata Meirelles Dias de Carvalho, que já fez curadoria de exposições, escreveu livros, mestrado, co-dirigiu e roteirizou o longa-metragem “Território do Brincar”, além de diversos curtas e médias metragens. Coordena o projeto Território do Brincar, com patrocínio do Instituto Alana, e é idealizadora do projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica.
Também terá a participação de Rosana Abrunhosa - Ursula Troncoso - que comanda o Ateliê Navio, escritório de arquitetura e urbanismo focado em cidades, infância e educação. Além de Guilherme Blauth, artista visual e pesquisador em educação, infância e natureza. Autor de diversos livros e jogos cooperativos de criatividade. Atua na concepção e facilitação de parques naturalizados em praças, parques e escolas públicas e, Lu Ahamy Mirim, indígena da etnia Guarani Mbya, artesã, palestrante, chefe da Gastronomia Indígena, doutora pelo HC, Educadora e Diretora do OSC EtnoCidade em Campinas.
E, concluindo os trabalhos, para abrir a Roda 04: Diásporas brincantes, a ser realizado na tarde do dia 17, as atividades serão mediadas por Roquinho: brincante, observador da Cultura das Infâncias e gestor da Carretel Cultural, organismo que propõe há 30 anos, reflexões, registros e ações que afirmam a importância do brincar para a plenitude do desenvolvimento humano.
Para tecer essa costura de saberes, a convidada será Jobana Moya - Socióloga, escritora. Imigrante boliviana quechua humanista, ativista pela Não Violência Ativa e a Não Discriminação, mediadora intercultural, contadora de histórias, membra fundadora da Equipe de Base Warmis-Convergência das Culturas.
Além da participação de Gabriela Romeu, escritora, documentarista e pesquisadora das infâncias. Foi idealizadora do premiado Mapa do Brincar, da Folha de São Paulo, coordena o projeto Infâncias e é autora de livros premiados como Lá no meu quintal, Terra de cabinha e Diário das águas.
E, o Professor Fabiano Maranhão - brincante, educador físico e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisa jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras, corporeidade negra, especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais. Atualmente compõe como assistente técnico a gerência de estudos e programas sociais do Sesc São Paulo.
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