
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Propositura é de autoria do vereador José Aparecido Longatto
Aprovação de propositura ocorreu na noite desta segunda-feira (6)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Com a aprovação do projeto de lei 39/2020, de autoria do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), será denominada de Ermete Galesi a rotatória localizada na confluência da avenida Pompeia com o prolongamento da avenida Antonio Fazanaro, no bairro Pompéia. A propositura foi votada na noite desta segunda-feira (6), nas 21ª e 22ª reuniões extraordinárias.
O italiano Ermette Malachia Galesi nasceu em 12 de janeiro de 1872 e aos 16 anos chegou ao Brasil, empregando-se como agricultor na Fazenda Taquaral, local onde tornou-se administrador.
Em 1891 casou-se com Maria Ferrari, com quem havia estabelecido forte laço de amizade ainda no navio de imigrantes italianos que atracou no Porto de Santos, em 5 de fevereiro de 1888. Ermette e Maria tiveram 12 filhos: Edwirges, Ernesto, Irene, Francisco, José, Catarina, Domingos, Amélia, Inês, Olga, Julieta e Maria Isabel; todos falecidos.
A fazenda, como contou Longatto, vez por outra era visitada pelos frades capuchinhos, quase todos italianos, que recolhiam donativos e com quem construiu fortes laços de amizades. Ermette recolhia todos em sua casa. “Sofria calado com fortes dores no estômago. Numa das visitas à fazenda, os capuchinhos, ao verem o estado de saúde, lhe entregaram uma novena, publicada na revista Il Rosário e la Nuova Pompei, pedindo a graça da cura com a intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Com a graça alcançada, começou a ajudar os pobres, os negros que haviam sido libertos da escravidão e ficaram largados à própria sorte, doentes de lepra e tuberculose, moradores dos arredores da fazenda, cuidando deles em sua própria casa”, contou o parlamentar.
Assim, Ermette conheceu Bartolo Longo, aquele quem havia desenvolvido a revista. Tornou-se associado da obra, desenvolvida no Vale da Pompéia, e passou a se corresponder com Bartolo.
Bartolo Longo pediu a ele que construísse um santuário em Piracicaba, dedicado à Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, o que estabeleceu uma ponte entre Piracicaba e a cidade italiana Nova Pompeia. Ermette recebeu uma Benção Apostólica do Papa Pio X, por intermédio de Bartolo Longo, concordando com o pedido.
Tendo por modelo a vida de Bartolo Longo, deu origem em 8 de setembro de 1905, o Círculo Católico Nossa Senhora da Pompeia de Piracicaba, sob a presidência de Ermette, com objetivo principal de fornecer educação religiosa e social para a juventude.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"