
Entre lacunas e legados: a busca por Benedito José Anastácio
A partir desta terça-feira (6), livro que reúne atas de reuniões camarárias de 1829 a 1831 está disponível no sistema Atom
Terceiro livro de atas da Câmara inclui registros de 1829 a 1831 e já está disponível na plataforma Atom
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba, disponibilizou no sistema Atom, nesta terça-feira (6), o terceiro Livro de Atas da Casa, que reúne as atas das reuniões camarárias realizadas de 2 de março de 1829 a 3 de julho de 1831.
Incluindo capa e encerramento, o livro contém 114 itens documentais, sendo mais de 100 deles atas de sessões. A leitura na íntegra, identificação, elaboração do índice e transcrição foram realizadas pelo estagiário de História Gabriel Tenório, sob supervisão da chefe do setor, Giovanna Fenili Calabria. A revisão e a edição do livro, por sua vez, foram da estagiária de Direito Vanusa Bugin e da arquivista Dayane Soldan. Segundo Tenório, o livro é voltado a temáticas administrativas e organizacionais da então Vila Nova da Constituição.
Dentre os assuntos abordados nas atas, destaca-se, como os parlamentares chamavam, “o defeito do cemitério dentro da vila”. À época, os mortos eram enterrados no interior dos templos – em Piracicaba, provavelmente dentro da igreja Matriz –, o que se tornou uma preocupação nacional em termos de saúde e higiene pública. Em diálogo com essa questão, os vereadores passaram a discutir a construção de um cemitério em outro local, como mostra a ata de 4 de março de 1829.
Outro tópico recorrente é a reforma da cadeia pública. Nas sessões, os vereadores se preocuparam em montar uma comissão que encaminhasse a obra e, em 13 de janeiro de 1831, abordaram a estagnação das obras, resolvendo por solicitação de subscrição voluntária, a partir da tentativa de convencer a população de que a cadeia e, portanto, os recursos, eram necessários.
Além disso, constam, neste livro, os registros da aprovação dos primeiros artigos do Código de Posturas da vila, espécie de legislação que estabelecia normas para a organização e regulamentação da sociedade local – tendo sido citado, dentre outras, na ata de 7 de novembro de 1829.
Como o livro abrange as atas das reuniões de metade do ano de 1831, a abdicação de D. Pedro I, ocorrida em abril do mesmo ano, refletiu nos assuntos tratados pelos parlamentares. “Nos documentos, é possível sentir o clima de instabilidade, a incerteza do que vai acontecer”, explicou Gabriel Tenório. A partir daí, iniciava-se, no país, o Período Regencial, que já foi tema da série “Achados do Arquivo” com a participação de piracicabanos nas eleições de 1835.
Atom – O Acess to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, 1.132 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.
Entre lacunas e legados: a busca por Benedito José Anastácio
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais