
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Zoológico e Paraíso da Criança serão denominados de José Edmar Kiehl
Projeto de denominação aprovado nesta segunda-feira é de autoria de Ronaldo Moschini
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A trajetória do piracicabano Edmar José Kiehl, que viveu até os 100 anos, foi enaltecida pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS) nesta segunda-feira (14), na 27ª reunião ordinária. O parlamentar ocupou a tribuna da Câmara para discutir o projeto de lei 16/2018, de sua autoria, aprovado na sequência em primeira discussão por unanimidade pelos vereadores. A propositura denomina de Complexo Professor Edmar José Kiehl a área que compreende o Zoológico Municipal e o Paraíso das Crianças, no Jardim Primavera.
Kiehl morreu em 12 de dezembro do ano passado e, na mesma data, o Lions Clube Piracicaba-Centro enviou ao gabinete de Moschini uma carta para requerer a homenagem via denominação. No texto, o presidente do Lions, Claudio Abe, cita que o pedido foi uma forma de ratificar o que já havia solicitado ao parlamentar o munícipe Mário Terra.
Ao ocupar a tribuna da Câmara para justificar o projeto, Moschini citou que Kiehl foi o fundador do Zoológico Municipal de Piracicaba, sendo diretor do espaço por aproximadamente dez anos. Ele também criou o Paraíso da Criança, anexo ao zoológico, e desenhou e construiu muitos brinquedos para o local. “Durante este período, cuidou e tratou de inúmeros animais, como o leão Golias e o chimpanzé Petrônio, que passaram um período no quintal de sua casa, enquanto suas instalações estavam sendo construídas”, disse o vereador.
Outras curiosidades sobre a trajetória de Kiehl foram lembradas por Moschini, como o fato de o engenheiro agrônomo formado pela Esalq – e que depois tornou-se professor da instituição piracicabana – ser considerado o pai do adubo organomineral e autor de biografia sobre a vida e obra do excêntrico Luiz de Queiroz.
Além disso, Kiehl atuou como mágico profissional, inclusive no antigo hotel-cassino de Águas de São Pedro e em apresentações beneficentes e de caridade, e criou uma série de brinquedos didáticos que foram muito populares, como o Laboratório de Fotografia, o Laboratório de Química e a Caixa de Mágicas.
Kiehl presidiu o Lions Clube de Piracicaba e a Sociedade de Cultura Artística. Foi um dos fundadores e presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).
Foi casado com Lucia Kiehl, sua primeira esposa, já falecida, com quem teve os filhos Jorge, Leda, Marcos e Flavio (falecido). Em 2001, se casou com Cacilda, com quem viveu até o fim da vida.
Após a aprovação em plenário do projeto de lei 16/2018, é preciso que a propositura retorne para apreciação dos parlamentares em reunião ordinária. Somente após a aprovação em segunda discussão na Câmara, o projeto segue para sanção do chefe do Executivo para se tornar lei.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde