
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Renan Paes (PL) ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária desta segunda-feira (24)
Vereador Renan Paes (PL) ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (24)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Durante a 14ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na segunda-feira (24), o vereador Renan Paes (PL) utilizou a tribuna para fazer um alerta sobre o avanço do consumo de drogas em espaços públicos da cidade. Segundo o parlamentar, praças e áreas de lazer têm sido tomadas por usuários, especialmente de crack, o que compromete o uso desses locais por famílias e moradores.
Em seu pronunciamento, Renan citou diversas regiões da cidade onde a presença de usuários é constante, como a Praça José Bonifácio, na área central, a Praça da Matriz da Vila Rezende, a Praça Santa Terezinha, e bairros como Paulicéia, Monte Líbano, Vila Cristina, na região da avenida Raposo Tavares, e Monte Cristo. “Temos uma cracolândia a céu aberto em Piracicaba. Não conseguimos mais levar crianças ao parque, pessoas com deficiência não conseguem usar os espaços públicos, que estão sendo ocupados por usuários de droga ou por quem vende”, afirmou.
O vereador também destacou a ocorrência de furtos e atos de vandalismo em espaços públicos, com o desaparecimento frequente de fios, torneiras e lâmpadas. Para ele, a ausência de segurança tem comprometido qualquer tentativa de revitalização urbana. “Não adianta falar em colocar iluminação se não há segurança. Coloca-se a luz hoje, amanhã furtam todos os fios. Isso mostra como a segurança pública é essencial como base para qualquer outro serviço”, disse.
Renan Paes cobrou da Prefeitura a realização de concurso público para reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal e criticou o atual modelo do estatuto da corporação, defendendo que o texto seja elaborado com participação dos próprios guardas. Ele também pediu o aumento do efetivo da Polícia Militar e a retomada de modalidades de policiamento mais próximas da população.
“Precisamos voltar com o policiamento de bicicleta ou a pé no centro da cidade. É mais eficaz na abordagem de usuários e inibe a criminalidade”, afirmou.
Durante a fala, o vereador ainda fez críticas à falta de ações específicas de combate ao crack e alertou que Piracicaba tem se tornado atrativa para usuários de outras regiões. Segundo ele, a ampla oferta de alimentação e assistência, sem o devido controle, tem contribuído para o crescimento do problema. “Hoje você aborda um usuário e ele tem dez marmitas. Aqui ele tem café da manhã, almoço, janta e ceia. Precisamos rever esse modelo e combater o crack com seriedade”, completou.
Renan concluiu pedindo união entre os parlamentares e a administração municipal para tratar a segurança pública como prioridade. “Se queremos melhorar o turismo, a infraestrutura e os serviços públicos, é preciso começar pela segurança. Sem ela, todo o resto fica comprometido”, finalizou.
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Reunião da CLJR tem dois pareceres contrários e cinco favoráveis
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador visita secretária da Assistência Social
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Projeto propõe inclusão do Dia de Combate à Cristofobia no calendário
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba