EM VALINHOS (SP) 02 DE MAIO DE 2023

Vereador conhece sistema de monitoramento usado em Valinhos

Paulo Henrique Paranhos conferiu o funcionamento do Centro de Operações e Inteligência




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Paulo Henrique Paranhos (Republicanos) esteve na manhã desta terça-feira (2) nas dependências da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos (SP) para conhecer o funcionamento do Centro de Operações e Inteligência. Ele foi recebido pelo secretário Argeu Alencar, titular da pasta, pelo inspetor Robson Cleber, responsável pelo COI, e pelos vereadores da cidade Fábio Damasceno e Simone Bellini, ambos do Republicanos.

Robson explicou que o setor conta com o Sistema de Inovações Tecnológicas, que está sendo aprimorado, com efetividade no monitoramento junto às plataformas de busca de dados de veículos e de pessoas procuradas pela Justiça. Ele explicou que o banco de dados ainda "não conversa" com o do Estado de São Paulo, porém o município trabalha para atuar em harmonia com o Prodesp, do governo paulista, a fim de localizar pessoas procuradas pela Justiça e veículos que estão em trânsito.

Em Valinhos, os guardas civis têm uma dinâmica dentro do local de trabalho e também com os agentes que estão em patrulhamento, juntamente com o sistema do COI, auxiliando para o êxito quando da busca de pessoas que cometem crimes de trânsito e outros delitos, inclusive contra o patrimônio público.

De acordo com Argeu, todas as imagens coletadas no sistema do COI, de condomínios e de outros meios de gravação de imagens, quando necessárias e solicitadas, são encaminhadas à Polícia Civil para integrarem processos de investigação criminal. "Esse é o auxílio que o COI tem prestado junto a autoridades policiais e judiciais em casos de processo de investigação criminal", salientou.

O sistema de monitoramento conta com aproximadamente 1.000 câmeras instaladas em prédios públicos, escolas municipais e unidades de pronto-atendimento e nas principais avenidas e ruas de Valinhos, com o objetivo de identificar placas de veículos e pessoas que cometem delitos.

Segurança Paulo Henrique

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas