EM PIRACICABA (SP) 09 DE MARÇO DE 2022

Vereador de Rio Claro conhece projetos para surdos em Piracicaba

Pastor Diego Gonzalez (PSD), de Rio Claro, visitou o gabinete do presidente da Câmara de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania)




Toque na imagem para aumentar

Gilmar Rotta apresentou as experiências com a utilização da interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas atividades realizadas pela Câmara de Piracicaba

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), recebeu nesta quarta-feira (9) o vereador de Rio Claro pastor Diego Gonzalez (PSD). O objetivo do parlamentar da cidade vizinha foi conhecer os projetos desenvolvidos em Piracicaba para atendimento da população surda.

Gilmar Rotta apresentou as experiências com a utilização da interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas atividades realizadas pela Câmara de Piracicaba e nas transmissões da TV Câmara. Além disso, a reunião entre os parlamentares abordou o trabalho com o aplicativo Icom, implantado no ano passado pela Secretaria de Saúde de Piracicaba, com a intermediação do gabinete de Gilmar Rotta.

A ferramenta permite que, através do celular, qualquer surdo que procure atendimento médico nas unidades de saúde do município, utilize a interpretação em Libras para auxiliar a comunicação com o profissional de saúde. “O município de Piracicaba já teve vários avanços para os surdos, tanto aqui na Câmara quanto na cidade”, disse Gilmar Rotta. “Aqui na Câmara, temos intérpretes de libras e exibição de caracteres automáticos. Na Secretaria de Saúde, temos o projeto Icom. Quando o surdo chega para atendimento médico, através do celular, ele faz contato com uma intérprete e ela faz essa conversa entre médico e paciente”.

O vereador Diego Gonzalez disse que também atua pela causa das pessoas com deficiência, através do Projeto Vida, em Rio Claro. “Vamos falar com o secretário de saúde, usar os caminhos indicados pelo vereador Gilmar Rotta e reunir a associação dos surdos para que possamos ter sucesso como teve aqui em Piracicaba”, salientou. “A gente vê, na saúde, a necessidade que os surdos têm de ir a um médico, estar numa unidade de saúde e não ter a sua necessidade compreendida. A gente precisa colocar os intérpretes com urgência tanto na saúde, quanto na Câmara”.

Para o vereador Gilmar Rotta, que também é presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, o diálogo entre os municípios é importante. “Os municípios da Região Metropolitana de Piracicaba não são mais isolados. Os 24 municípios da região têm que se conversar, têm que se ajudar e não vai ser diferente com essa questão dos surdos. É importante fazer com que essas ações sejam levadas para as 24 cidades para se concretizarem para mais de 1,5 milhão de pessoas”.

Parlamento Regional Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas