Requerimento cobra melhorias de rua no Mario Dedini
Vereador propõe criação do Programa “Banco de Ração”
Projeto prevê que o estoque do Banco de Ração será mantido por doações, que serão destinadas a tutores em situação de vulnerabilidade, ONGs e animais abandonados
Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) é autor da proposta
Crédito: Assessoria parlamentarEstá em tramitação na Câmara Municipal de Piracicaba o projeto de lei nº 108/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que dispõe sobre a criação do Programa “Banco de Ração e Utensílios para Proteção de Animais”. A matéria deu entrada na Casa durante a 32ª Reunião Ordinária, na última quinta-feira (1).
O projeto prevê que o banco deve receber doações de ração e utensílios para animais como coleiras, guias, casinhas, móveis, roupas, remédios, bolsa de transporte e brinquedos e ofertar gratuitamente para tutores cadastrados em situação de vulnerabilidade social e também para ONGs (organizações não governamentais) ligadas à causa animal cadastradas, além de animais em situação de abandono.
De acordo com o projeto, o estoque do Banco de Ração será mantido exclusivamente por doações de pessoas físicas ou jurídicas e órgãos governamentais. Além disso, estabelece que o poder público pode promover campanhas para arrecadação dos alimentos e materiais.
O gerenciamento do Banco de Ração ficará por conta do Núcleo de Bem-Estar Animal, que vai determinar os critérios de coleta, distribuição e fiscalização, a manutenção do cadastro e acompanhamento dos beneficiários do programa, além de elaborar relatório mensal sobre o número de animais, entidades, protetores e famílias atendidas pelo programa. O projeto ainda proíbe a comercialização dos itens retirados no banco e prevê que a matéria poderá ser regulamentada pela Prefeitura.
Na justificativa do projeto, o vereador salientou que a quantidade de animais em situação de abandono tem aumentado e que o poder público não tem condições de alimentar a todos. Além disso, colocou as dificuldades que as instituições ligadas à causa animal e protetores enfrentam para fornecer ração a todos os animais.
“Este projeto tem o objetivo de facilitar, organizar, ajudar e dar todo o suporte necessário para que esses ‘anjos’ continuem a colaborar com a causa animal”, colocou, na justificativa. Salientou ainda que a proposta “possibilitará a organização para que as pessoas que prestam esses relevantes serviços à população animal, sintam-se apoiados e estimulados a continuarem, incentivando para que mais pessoas se tornem protetores/cuidadores de animais”, acrescentou.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) destaca que a ideia foi apresentada pela protetora dos animais Patrícia Chiarine. O projeto agora será encaminhado para receber parecer da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação).
Notícias relacionadas
Grupo Vocal Celeste Porvir é homenageado pelos 10 anos de trajetória
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
PDL concede Título de Líder Comunitário a Dorival Claudio Furlan
Trevisan Jr. reforça necessidade de deputado federal por Piracicaba
Requerimento pede dados sobre processos judiciais envolvendo o Semae
Votos de congratulações são aprovados na 72° Reunião Ordinária
Em requerimento, vereador pede informações sobre limpeza no São Dimas
Câmara aprova moção de aplausos para guarda civil
Vereador cobra levantamento sobre casos de covid e dengue
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimento cobra limpeza e manutenção na Praça das Corujas
Nova América: vereador cobra Executivo sobre manutenção de praça
Árvore do Jardim Brasília necessita de poda