
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Projeto prevê que o estoque do Banco de Ração será mantido por doações, que serão destinadas a tutores em situação de vulnerabilidade, ONGs e animais abandonados
Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) é autor da proposta
Crédito: Assessoria parlamentarEstá em tramitação na Câmara Municipal de Piracicaba o projeto de lei nº 108/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que dispõe sobre a criação do Programa “Banco de Ração e Utensílios para Proteção de Animais”. A matéria deu entrada na Casa durante a 32ª Reunião Ordinária, na última quinta-feira (1).
O projeto prevê que o banco deve receber doações de ração e utensílios para animais como coleiras, guias, casinhas, móveis, roupas, remédios, bolsa de transporte e brinquedos e ofertar gratuitamente para tutores cadastrados em situação de vulnerabilidade social e também para ONGs (organizações não governamentais) ligadas à causa animal cadastradas, além de animais em situação de abandono.
De acordo com o projeto, o estoque do Banco de Ração será mantido exclusivamente por doações de pessoas físicas ou jurídicas e órgãos governamentais. Além disso, estabelece que o poder público pode promover campanhas para arrecadação dos alimentos e materiais.
O gerenciamento do Banco de Ração ficará por conta do Núcleo de Bem-Estar Animal, que vai determinar os critérios de coleta, distribuição e fiscalização, a manutenção do cadastro e acompanhamento dos beneficiários do programa, além de elaborar relatório mensal sobre o número de animais, entidades, protetores e famílias atendidas pelo programa. O projeto ainda proíbe a comercialização dos itens retirados no banco e prevê que a matéria poderá ser regulamentada pela Prefeitura.
Na justificativa do projeto, o vereador salientou que a quantidade de animais em situação de abandono tem aumentado e que o poder público não tem condições de alimentar a todos. Além disso, colocou as dificuldades que as instituições ligadas à causa animal e protetores enfrentam para fornecer ração a todos os animais.
“Este projeto tem o objetivo de facilitar, organizar, ajudar e dar todo o suporte necessário para que esses ‘anjos’ continuem a colaborar com a causa animal”, colocou, na justificativa. Salientou ainda que a proposta “possibilitará a organização para que as pessoas que prestam esses relevantes serviços à população animal, sintam-se apoiados e estimulados a continuarem, incentivando para que mais pessoas se tornem protetores/cuidadores de animais”, acrescentou.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) destaca que a ideia foi apresentada pela protetora dos animais Patrícia Chiarine. O projeto agora será encaminhado para receber parecer da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação).
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Requerimento pede transparência sobre emendas enviadas à cidade
Vereadores participam de solenidade no Tiro de Guerra
Câmara congratula empreendedora e o Carmelo Imaculado Coração de Maria
Benedito Gianetti Jr. será homenageado pela Câmara
Revitalização da praça José Bonifácio volta a ser debatida
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Título de líder comunitário realça trajetória de morador do São Dimas
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Novo comandante do CPI-9 é homenageado por sua trajetória na PM
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereador questiona suspensão da manutenção de vazamentos em condomínio
Vereador defende descentralização da Guarda Civil Municipal
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar