EM PIRACICABA (SP) 08 DE ABRIL DE 2025

Vereador questiona ações para coibir barulho de escapamentos de motos

André Bandeira quer saber qual é a frequência da fiscalização realizada pela Secretaria de Trânsito para coibir o uso de escapamentos irregulares em relação ao ruído




Toque na imagem para aumentar

De acordo com o vereador André Bandeira (PSDB), são constantes as reclamações sobre o problema

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 18ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (7), o requerimento nº 295/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que solicita informações ao Poder Executivo sobre a frequência da fiscalização realizada pela Secretaria de Trânsito para coibir o uso de escapamentos irregulares em relação ao ruído. De acordo com o parlamentar, são constantes as reclamações de pacientes internados nos principais hospitais da cidade em função do barulho excessivo de escapamentos irregulares de motocicletas.

“O ruído interfere diretamente no ambiente hospitalar, prejudicando o descanso dos pacientes e comprometendo sua recuperação. Além disso, afeta os profissionais de saúde, que necessitam de um ambiente tranquilo para exercerem suas funções”, traz o documento. O vereador argumenta que esse problema se tornou um incômodo generalizado para moradores, trabalhadores e transeuntes.

“O excesso de ruído nas áreas centrais e comerciais, onde o fluxo de motos é maior, compromete a qualidade de vida da população, causando estresse, dificuldades de concentração, insônia e outros problemas de saúde. A falta de fiscalização eficaz e de punições rigorosas contribui para a permanência do problema, agravando ainda mais o cenário”, salienta o vereador, no requerimento.

Ele questiona quantas infrações relacionadas a escapamentos com ruídos excessivos foram registradas no último ano, quais áreas da cidade foram mais fiscalizadas, quantos veículos foram retidos por esse motivo e se há planejamento para ampliar a fiscalização em áreas sensíveis. Quer saber ainda se a Secretaria de Trânsito realizou campanhas educativas sobre o tema, se houve registro de queixas da população e qual o método utilizado para medir o nível de ruído. Além disso, pergunta se há planos para implementar medidas mais rígidas ou novas estratégias para reduzir o impacto do ruído de escapamentos de motos no próximo ano.

Legislativo André Bandeira

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas