
Vereador apresenta ações de combate à pedofilia em Ribeirão Preto
Proposta está entre as 15 matérias que compõem a pauta da 19ª Reunião Ordinária, que acontece nesta quinta-feira
19ª Reunião Ordinária acontece nesta quinta-feira, a partir das 19h
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba analisa em primeira discussão, nesta quinta-feira (10), projeto de lei que obriga a fixação de placa nos elevadores de prédios comerciais e residenciais da cidade contendo informações sobre a inspeção realizada no equipamento. A propositura é uma das 15 que compõem a pauta da Ordem do Dia da 19ª Reunião Ordinária, junto com outros três projetos de lei, quatro projetos de decreto legislativo e sete requerimentos.
O projeto de lei 50/2025 tem o vereador Pedro Kawai (PSDB) como autor e está com substitutivo apresentado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O texto estabelece que a placa informativa nos elevadores deverá ter dimensão mínima de 15cm x 21cm, com dizeres especificando a data em que o equipamento foi inspecionado e até que data estará em condições de uso, além de conter nome e endereço completo tanto da empresa quanto do responsável técnico pela manutenção, com assinatura, carimbo e CNPJ.
Caso a proposta seja aprovada posteriormente também em segunda discussão pela Câmara e sancionada pelo Executivo, o cumprimento da nova lei competirá ao responsável pelo edifício, administrador ou síndico, que terão 60 dias para fixar a placa, a contar da data da publicação da norma. Infringi-la acarretará ao infrator advertência e, depois, multa de R$ 500, dobrada em caso de reincidência.
"A fixação das placas informativas, conforme estipulado na proposta, permitirá que síndicos, administradores prediais e usuários acompanhem de maneira transparente a realização das inspeções obrigatórias, reforçando o compromisso com a segurança coletiva", defende Pedro Kawai, acrescentando que a proposta visa "reduzir significativamente os riscos de falhas técnicas e acidentes que possam comprometer a integridade física dos usuários".
Também em primeira discussão, está pautado o projeto de lei 20/2025, de autoria de Renan Paes (PL), que proíbe a atividade de flanelinhas em vias e logradouros públicos do município. Do mesmo vereador, em conjunto com Felipe Gema (Solidariedade) e Paulo Henrique (Republicanos), será analisado, em discussão única, o projeto de decreto legislativo 2/2025, que institui na Câmara a "Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Rua do Porto".
Entre os requerimentos, o de número 310/2025, de Zezinho Pereira (União Brasil), convoca audiência pública para discutir estratégias para a proteção do Rio Piracicaba; o 311/2025, de Rai de Almeida (PT), busca informações sobre as duas carretas instaladas na Estação da Paulista para atendimento à saúde da mulher com consultas e exames clínicos; e o 312/2025, de Laércio Trevisan Jr. (PL), cobra o Executivo sobre a implementação da lei 9.979/2023, que criou em Piracicaba o programa "Banco de Ração e Utensílios para Proteção de Animais".
A Tribuna Popular tem três inscritos: Adriano Calabresi do Couta Souza falará sobre "Urbanismo e intervenções urbanas"; Paulo Roberto de Campos tratará dos "Pedágios em Santa Bárbara e Americana" e da "Atual composição política de Piracicaba"; e Wilson João da Trindade abordará o tema "Piracicaba sem fome e sem depressão".
Ainda no Primeiro Expediente, o vereador Renan Paes (PL) entregará a moção de aplausos 59/2025 aos policiais militares da 5ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, cabo Junior e soldado Prudêncio, pelo auxílio a uma gestante em trabalho de parto.
Está prevista a suspensão do Segundo Expediente por até 30 minutos, conforme o requerimento 148/2025, de Gustavo Pompeo (Avante), para que Evelyn Mattos e Carolina Freitas falem sobre o "1º Congresso Saúde Mental de Piracicaba".
Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados, ao vivo, a partir das 19h, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube). A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.
Vereador apresenta ações de combate à pedofilia em Ribeirão Preto
Câmara vota moção de apoio a projeto que isenta atletas de baixa renda
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Requerimento aborda atendimentos em carretas na Estação da Paulista
Projetos focam epilepsia, acesso hospitalar e proteção infantil
Vereador defende ações contra pedágios e destaca 100 dias de mandato
Conscientização sobre autismo é tema de fala na tribuna
Câmara aprova lei que oficializa evento de mulheres empreendedoras
Requerimento cobra informações sobre árvore condenada no Eldorado
Requerimento questiona gestão de campo no bairro Monte Alegre
Câmara aprova concessão de título de Cidadão Piracicabano a empresário
Igrejas da Assembleia de Deus receberão votos de congratulações
Câmara aprova Título de Cidadã Piracicabana para Tássia Espego
Projeto de lei incentiva doação de sangue, órgãos e leite materno
Projeto de lei cria Dia da Conscientização sobre Síndrome de Edwards