EM SÃO PAULO (SP) 24 DE JANEIRO DE 2023

Vereador reúne-se com secretário estadual da Pessoa com Deficiência

André Bandeira conversou sobre Rede Lucy Montoro, capacitação profissional e isenção de IPVA com o secretário Marcos da Costa.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Coordenador da campanha em defesa da instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Piracicaba, o vereador André Bandeira (PSDB) esteve reunido nesta terça-feira (24), em São Paulo (SP), com o secretario estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Na conversa, o parlamentar comentou sobre as várias moções de apelo enviadas aos governos anteriores do Estado, como as de número 67/2017, 85/2019, 123/2019, 68/2021 e 90/2013, solicitando a instalação de uma unidade da Rede em Piracicaba.

Também comentou que coordenou, junto à equipe de seu gabinete, uma mobilização que resultou num abaixo-assinado com mais de 22 mil assinaturas de moradores de Piracicaba e região, entregue pessoalmente ao então governador João Doria quando ele visitou a cidade em dezembro de 2019. Desde a inauguração da primeira unidade em São Paulo, em 2009, o vereador luta para que uma seja instalada em Piracicaba.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece tratamentos para a reabilitação de lesão medular, amputação, má-formação, lesões encefálicas, paralisia cerebral e dor incapacitante, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos e médicos fisiatras.

Atualmente, a Rede realiza mais de 100 mil atendimentos por mês e conta com unidades em funcionamento em todo o Estado: Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.

André Bandeira defendeu a vinda de uma unidade a Piracicaba como forma de proporcionar "o melhor e mais avançado" tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. "Atualmente, a unidade da Rede mais próxima localiza-se em Mogi Mirim, a 90 quilômetros de Piracicaba, um dos motivos para a reivindicação pela construção de um centro na cidade. A pessoa, quando sofre acidente, não pode perder tempo, tem que entrar na reabilitação o quanto antes possível", disse o vereador.

O parlamentar também ressaltou que a construção proporcionaria menos gastos para as redes de saúde municipais, uma vez que moradores das 27 cidades da região passariam a realizar acompanhamento em Piracicaba, que já possui o Hospital Regional, com atendimento aos 27 municípios que fazem parte do Aglomerado Urbano e da DRS-X.

"Diante disso, vemos a possibilidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro ser instalada junto a esse hospital. O município se comprometeu a fornecer a área para essa instalação", destacou, ao lembrar que, juntos, os municípios somam cerca de 1,5 milhão de habitantes e que os processos que poderiam levar à construção da unidade em Piracicaba foram interrompidos em 2020 devido à pandemia.

Na reunião em São Paulo, Marcos da Costa salientou que já se reuniu com o secretário estadual de Saúde e que a instalação de novas unidades da Rede foi um dos temas discutidos. "O processo das novas instalações da Rede Lucy Montoro corre junto à Secretaria de Saúde e serão retomados este ano. Verificarei a situação de cada processo e solicitarei uma análise técnica para avaliação de quais regiões do Estado estão mais necessitadas de uma Rede Lucy Montoro", comentou.

"André Bandeira e Marcos da Costa conversaram também sobre possíveis parcerias entre a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e universidades para capacitação profissional e empregabilidade para as pessoas com deficiência, aumento das vagas para tratamento com equoterapia permitindo o acesso na utilização desse serviço às pessoas com mobilidade reduzida, sobre a unificação dos laudos médicos para facilitar a vida das pessoas com deficiência na hora de obter acesso às políticas públicas, a direitos e a garantia legais, como por exemplo, isenção de IPVA de veículos de pessoas com deficiência.

O Secretário Dr. Marcos Costa salientou que há um número reduzido de pessoas para avaliar esses laudos e que também há uma proposta de melhoria no sentido do aumento desses profissionais para atender com mais rapidez a avaliação desses laudos. O vereador André Bandeira também solicitou melhorias na acessibilidade tanto nas escolas, quanto nos eventos esportivos e culturais.

Cidadania André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas