
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
André Bandeira conversou sobre Rede Lucy Montoro, capacitação profissional e isenção de IPVA com o secretário Marcos da Costa.
Coordenador da campanha em defesa da instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Piracicaba, o vereador André Bandeira (PSDB) esteve reunido nesta terça-feira (24), em São Paulo (SP), com o secretario estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Na conversa, o parlamentar comentou sobre as várias moções de apelo enviadas aos governos anteriores do Estado, como as de número 67/2017, 85/2019, 123/2019, 68/2021 e 90/2013, solicitando a instalação de uma unidade da Rede em Piracicaba.
Também comentou que coordenou, junto à equipe de seu gabinete, uma mobilização que resultou num abaixo-assinado com mais de 22 mil assinaturas de moradores de Piracicaba e região, entregue pessoalmente ao então governador João Doria quando ele visitou a cidade em dezembro de 2019. Desde a inauguração da primeira unidade em São Paulo, em 2009, o vereador luta para que uma seja instalada em Piracicaba.
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece tratamentos para a reabilitação de lesão medular, amputação, má-formação, lesões encefálicas, paralisia cerebral e dor incapacitante, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos e médicos fisiatras.
Atualmente, a Rede realiza mais de 100 mil atendimentos por mês e conta com unidades em funcionamento em todo o Estado: Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.
André Bandeira defendeu a vinda de uma unidade a Piracicaba como forma de proporcionar "o melhor e mais avançado" tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. "Atualmente, a unidade da Rede mais próxima localiza-se em Mogi Mirim, a 90 quilômetros de Piracicaba, um dos motivos para a reivindicação pela construção de um centro na cidade. A pessoa, quando sofre acidente, não pode perder tempo, tem que entrar na reabilitação o quanto antes possível", disse o vereador.
O parlamentar também ressaltou que a construção proporcionaria menos gastos para as redes de saúde municipais, uma vez que moradores das 27 cidades da região passariam a realizar acompanhamento em Piracicaba, que já possui o Hospital Regional, com atendimento aos 27 municípios que fazem parte do Aglomerado Urbano e da DRS-X.
"Diante disso, vemos a possibilidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro ser instalada junto a esse hospital. O município se comprometeu a fornecer a área para essa instalação", destacou, ao lembrar que, juntos, os municípios somam cerca de 1,5 milhão de habitantes e que os processos que poderiam levar à construção da unidade em Piracicaba foram interrompidos em 2020 devido à pandemia.
Na reunião em São Paulo, Marcos da Costa salientou que já se reuniu com o secretário estadual de Saúde e que a instalação de novas unidades da Rede foi um dos temas discutidos. "O processo das novas instalações da Rede Lucy Montoro corre junto à Secretaria de Saúde e serão retomados este ano. Verificarei a situação de cada processo e solicitarei uma análise técnica para avaliação de quais regiões do Estado estão mais necessitadas de uma Rede Lucy Montoro", comentou.
"André Bandeira e Marcos da Costa conversaram também sobre possíveis parcerias entre a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e universidades para capacitação profissional e empregabilidade para as pessoas com deficiência, aumento das vagas para tratamento com equoterapia permitindo o acesso na utilização desse serviço às pessoas com mobilidade reduzida, sobre a unificação dos laudos médicos para facilitar a vida das pessoas com deficiência na hora de obter acesso às políticas públicas, a direitos e a garantia legais, como por exemplo, isenção de IPVA de veículos de pessoas com deficiência.
O Secretário Dr. Marcos Costa salientou que há um número reduzido de pessoas para avaliar esses laudos e que também há uma proposta de melhoria no sentido do aumento desses profissionais para atender com mais rapidez a avaliação desses laudos. O vereador André Bandeira também solicitou melhorias na acessibilidade tanto nas escolas, quanto nos eventos esportivos e culturais.
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Vereador participa de reunião sobre necessidades das pessoas com epilepsia
Vereador prestigia eventos voltados à inclusão e acessibilidade em São Paulo
Vereador se reúne com nova diretoria da Societá Italiana
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Câmara aprova mudança em regras do Título de Empreendedor do Município
Reunião solene vai celebrar os 60 anos do Centro de Reabilitação de Piracicaba
Moradores solicitam reforma em unidade de saúde com risco de desabamento
Escola Municipal recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação
Árvores da praça Paulo Negri, no Jardim Brasília, recebem poda corretiva
Câmara homenageia atleta de BikingMan
Fotógrafo Maycon Sacchi é homenageado pela Câmara