EM PIRACICABA (SP) 07 DE FEVEREIRO DE 2025

Vereador solicita informações sobre Estatuto do Magistério

Requerimento de autoria do vereador Felipe Jorge Dário (Solidariedade) foi aprovado em caráter de urgência




Toque na imagem para aumentar

Vereador Felipe Jorge Dário (Solidariedade), o Felipe Gema

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401





O requerimento 88/2025, de autoria do vereador Felipe Jorge Dário (Solidariedade), o Felipe Gema, que solicita informações ao Executivo sobre o contrato com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para elaboração do Estatuto do Magistério e do Plano de Carreira da Rede Municipal de Educação de Piracicaba, foi aprovado em caráter de urgência, durante a 2ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (6).

Felipe Gema conversou com a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, como relator da Comissão de Educação da Câmara, e disse que "ficou abismado em saber que Piracicaba não tem plano de carreira para o magistério". "Com todas as dificuldades com os alunos, com as obras, é uma vergonha o estado em que se encontram as escolas, pintura, azulejo caindo. Educação é tudo na vida", afirmou.

Ele acrescentou que o requerimento é embasado em um estudo da Fipe, contratada para iniciar uma discussão sobre o Estatuto e Plano de Carreira do Magistério. "Seria bom saber quanto foi pago, se foi de conhecimento da secretaria da educação, se foi concluído. Vamos ter uma cópia desse estudo, temos que levar a sério a educação da nossa cidade", afirmou.

A vereadora Rai de Almeida (PT) parabenizou o vereador pelo requerimento. "A contratação da Fipe ficou em mais de um milhão de reais. Apresentaram um projeto ano passado, no final das luzes, do mandato, um projeto de lei para ser apreciado pela Casa, mas não deu tempo. Temos que ter acesso ao relatório da Fipe para fazer discussão e que venha o mais rápido para termos um plano de carreira o mais rápido para a Educação", afirmou.

O vereador Laércio Trevisan Jr (PL) disse que quando a Fipe foi contratada, era para fazer o estudo do Estatuto e Plano de Carreira não só do magistério, mas também do funcionalismo e Guarda Civil. "Secretarias de Educação e Saúde não tem plano de carreira, é importante que  tenham. Recebemos o estatuto da Guarda Civil, de uma maneira que iria piorar para eles, por isso é importante apoiar esse requerimento", disse.

Durante a discussão do requerimento, o vereador Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, solicitou cópia do documento. Gustavo Pompeu (Avante) e o presidente da Câmara, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, esclareceram que após aprovação em plenário, o documento fica disponível automaticamente para todos os vereadores.

O líder de governo, vereador Josef Borges (PP), utilizou a tribuna da Câmara e aproveitou para responder alguns dos questionamentos. Ele afirmou que o contrato com a Fipe custou R$ 2.896.000,00 para a elaboração de cargos e trabalhos  do funcionalismo, que engloba  4097  servidores da Educação 395 da Guarda Civil. "O da Guarda Civil já foi encaminhado para a Câmara, está parado pois não houve consenso e podemos desarquivar e continuar a discutir com a atual gestão. Acredito que o estudo do magistério esteja cinquenta por cento concluído", disse.. 

 

Institucional Laércio Trevisan Jr Josef Borges Gustavo Pompeo Rai de Almeida Felipe Gema Gesiel de Madureira

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas