EM PIRACICABA (SP) 21 DE FEVEREIRO DE 2022

Vereadora acompanha lançamento do projeto da Pinacoteca no Engenho

Sílvia Morales, e integrante do mandato coletivo A Cidade É Sua acompanharam as explanações do arquiteto Marcelo Guidotti, no projeto que ocupará espaços do Armazém 14 A




Toque na imagem para aumentar

Vereadora acompanha lançamento do projeto da Pinacoteca no Engenho

Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, acompanhada pelo integrante do mandato, Pablo Carajol estiveram presentes no ato de lançamento do projeto de implantação da Pinacoteca que está sendo projetada no Armazém 14 A do Engenho Central.

Na oportunidade a empresa responsável URBAN Arquitetura, representada pelo arquiteto Marcelo Guidotti apresentou um vídeo de como o espaço deverá ser estruturado e apresentou detalhes do projeto.

Além do prefeito Luciano Almeida (União Brasil), estiveram presentes diversos secretários municipais, assessores e convidados. "Não havia a presença de representantes da classe artística ou da população em geral", observa a parlamentar.

"Aliás, esta crítica tem sido feita pela área da cultura pela forma como a atual administração tem conduzido o projeto Engenho da Cultura, ou seja, sem nenhuma abertura à participação dos artistas e fazedores da cultura, às portas fechadas. O aspecto da participação é um pressuposto da democracia e de uma gestão pública aberta ao diálogo. Esse elemento sem dúvida aumentaria a credibilidade e o sentido de pertencimento." 

"Referente à adaptação que o prédio terá que receber para que venha a abrigar as atividades da Pinacoteca Miguel Dutra, entendemos que os recursos deveriam ser investidos na melhoria do prédio original que foi concebido e destinado para a implantação da Pinacoteca, que abriga a história e a memória das artes de Piracicaba. Defendemos sim que o Engenho Central receba investimentos e seja restaurado e revitalizado, porém não em detrimento de outros espaços e patrimônios que já estão na história e configuram como patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade", conclui a parlamentar, em nome do mandato coletivo.  

De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, a empresa vencedora da licitação para o restauro do Armazém 14-A foi a Arion Construções e Gerenciamento de Obras Eireli. A obra terá investimento de R$ 1.144.798,92, em recursos do Tesouro Municipal. O prazo de execução da obra é de 180 dias. “Vamos fazer a fiscalização e acompanhar a obra”, afirma a vereadora Sílvia Morales.

Cultura Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas