EM PIRACICABA (SP) 23 DE JUNHO DE 2022

Vereadora apresenta estrutura de bem-estar animal de Piracicaba

Presidente da Câmara de Mogi Mirim, Sônia Módena, conheceu a estrutura de bem-estar animal de Piracicaba, através da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos)




Toque na imagem para aumentar

Para Alessandra Bellucci, é importante trocar experiências com outros municípios, já que a causa animal é única

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) recebeu, nesta quarta-feira (22), a visita da presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim, Sônia Módena (PSD), com o intuito de apresentar a estrutura dedicada ao bem-estar animal de Piracicaba. As duas parlamentares, que atuam pela causa da defesa dos direitos dos animais, visitaram os espaços públicos de atendimento a esse serviço e trocaram experiências sobre o trabalho desenvolvido em cada município.

Alessandra Bellucci e Sônia Módena visitaram o Núcleo do Bem-Estar Animal e toda a estrutura do local, como o canil, o gatil, a área de ambulatório, a sala de castração, o solário e outros. Elas comentaram sobre as melhorias que foram implantadas no espaço por indicações da vereadora piracicabana.

As parlamentares também foram ao Disk Animal, uma fazenda de propriedade do Governo do Estado e que está cedida ao município há cerca de 20 anos para abrigar animais de grande porte, que são apreendidos em situações de maus tratos. No local, elas foram atendidas pelo guarda civil municipal Rodrigo da Cruz, do Pelotão Ambiental. Atualmente, há 12 animais em reabilitação no espaço.

“Vim para Piracicaba para trocar conhecimentos, para ver a forma de trabalhar”, avaliou a vereadora de Mogi Mirim. “Gostei muito do trabalho de Piracicaba, principalmente saber como a Guarda é atuante na área criminal e ter a parte de conscientização separada. A estrutura de solário, do Núcleo de Bem-estar animal, é muito importante. Estou encantada, Piracicaba está de parabéns, a Alessandra está trabalhando muito bem a causa animal aqui”.

Alessandra Bellucci contou que conheceu o trabalho da Sônia Módena através de uma lei aprovada pela Câmara de Mogi Mirim a respeito da penalização pela prática de utilização de fogos de artifício. A norma prevê que, para caracterizar a infração, basta que pelo menos duas pessoas registrem, através de imagens. “Achei fantástico esse projeto porque a gente sabe a dificuldade de punir a questão dos fogos de artifício aqui em Piracicaba. Quando a Guarda chega, não consegue mais identificar quem infringiu a lei”, afirmou.

A vereadora também apontou para a colega de Mogi Mirim os avanços da causa animal na cidade e a construção de uma nova realidade. Na visita ao Disk Animal, ela aproveitou para acompanhar a recuperação da égua Denise, que foi resgatada com muitos sinais de maus tratos, mas agora já está reabilitada e logo poderá ser destinada para adoção. “Essa foi outra questão que foi alterada. Antigamente os animais de grande porte eram leiloados, havia comércio, dinheiro envolvido e a gente não sabia o destino final do animal. Agora é todo um procedimento ligado ao bem-estar animal, com entrevistas e todo o cuidado para garantir que ele não vai voltar para a mão de quem maltrata e que vai ter um final feliz”, disse.

Para a parlamentar, é importante conhecer a realidade de outros municípios. Nesta semana, ela também recebeu a visita do vereador Alessandro Almeida (Podemos), de Rio Claro. “A causa anima é única e apartidária. Vejo que estamos muito antenados e seguindo as mesmas trilhas porque são sempre os mesmos problemas que os municípios têm. Começo a perceber que estamos no caminho certo. Essas visitas mostram como Piracicaba está aparecendo: o nosso trabalho junto ao Executivo e os órgãos competentes. É um reflexo que o trabalho daqui está sendo reconhecido lá fora”, colocou.

Causa Animal Alessandra Bellucci

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas