
Manhã de prevenção na Escola Mellita reúne esporte, saúde e conscientização
Rai de Almeida (PT) ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária na noite desta quinta-feira (13)
Durante a 4ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (13), a vereadora Rai de Almeida (PT) destacou a necessidade de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, enfatizando a importância do movimento "Salve a Boyes" e do entorno da Rua do Porto. Em sua fala, ela também relatou visitas realizadas em diversos bairros e criticou a falta de soluções para edifícios abandonados.
A parlamentar afirmou ter visitado locais como a região da rua Gomes Carneiro e da rua Alfredo Guedes, onde identificou prédios abandonados há décadas. Segundo ela, é necessário que a administração tome medidas concretas para resolver essas situações. "Esperamos que o prefeito, por meio da Procuradoria Jurídica, possa agir diante dessa problemática", declarou.
Rai de Almeida também mencionou visitas aos bairros São Francisco, Cecap e Santa Olímpia, onde ouviu demandas da população. Segundo a vereadora, os pedidos serão encaminhados ao Executivo para providências.
Outro ponto abordado foi o furto da placa da Ponte do Mirante, denominada em homenagem aos Irmãos Rebouças. A vereadora defendeu que uma nova placa seja instalada e cobrou medidas para evitar novos furtos.
Ao tratar sobre o movimento "Salve a Boyes" e o tombamento de patrimônios culturais, a parlamentar ressaltou a importância histórica do entorno da Rua do Porto e do Projeto Beira Rio. A vereadora recordou gestões municipais anteriores que contribuíram para a preservação do patrimônio local, como as de Adilson Maluf, João Herrmann Neto, Humberto de Campos, José Machado e Barjas Negri. Ela citou ainda o projeto da deputada estadual Professora Bebel (PT), que tem o objetivo de preservar a mesma região.
"Este movimento não pertence a um partido político, mas à sociedade piracicabana. Ele envolve moradores, comerciantes, produtores culturais e diversas entidades", afirmou. Ela citou organizações como Sodemap, Amapira e IPPED, além do União Porto Futebol Clube, como participantes ativos na defesa do patrimônio histórico da cidade.
A vereadora também rebateu críticas sobre o tombamento de patrimônios, argumentando que a preservação não impede intervenções e que regras existem para garantir a manutenção adequada dos espaços. "Não é verdade que tombar um patrimônio significa que nada pode ser feito. O que existe são normas para preservar a história e garantir que ela continue viva", afirmou.
Rai de Almeida reforçou que a defesa do patrimônio histórico e cultural de Piracicaba é uma luta coletiva. "Garantir a identidade patrimonial e cultural da cidade é um compromisso de toda a sociedade", finalizou.
Manhã de prevenção na Escola Mellita reúne esporte, saúde e conscientização
Encontro aborda prevenção ao uso de álcool e outras drogas
Vereador volta a criticar nomeação de chefe de gabinete do prefeito
Vereador comenta adiamento de PL que remaneja verbas para folha de servidores
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Projeto que remaneja verbas para folha de pagamento é debatido na Câmara
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Vereadora aponta falta de participação popular em Plano de Arborização
Vereador visita “Espaço Motoboy” em Sorocaba e propõe implantação em Piracicaba
Vereador visita Casa do Bom Menino e destaca compromisso com proteção à infância
Projeto de saúde bucal a vítimas de violência é destaque em reunião da Rede
Vereador solicita limpeza e controle de pragas em parque infantil do Alvorada
Vereador destaca conquista de atleta piracicabano nos Jogos da Juventude
Vereador cobra da Prefeitura o corte do mato na estrada Louver José Trevisan
'Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal' é instituída na Câmara