
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Evento promovido pelo mandato coletivo de Silvia Morales em conjunto com entidades reuniu público superior a 150 pessoas no domingo, na Estação da Paulista
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua —em conjunto com o Coletivo Painguás, a organização da sociedade civil Projeto Gerações, a Rede Athis no Interior Paulista e a Facesp (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo) e em parceria de fomento com o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo)— realizou neste domingo (5) o "Fórum Regional de Athis (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social): Moradia Digna como Saúde Pública", na Estação da Paulista.
Na programação do evento, palestras, mesas de debate e atrações culturais e artísticas garantiram a participação de mais de 150 pessoas, incluindo arquitetos, urbanistas, assistentes sociais, profissionais de diversas áreas, estudantes e moradores de comunidades. Durante o dia todo, vários temas foram abordados, como as formas de moradia precária no interior paulista, os programas de assistência técnica para habitação de interesse social e as experiências de outros municípios.
Os debates contaram com pessoas com importante atuação na área, como a secretária municipal de Habitação e Gestão Territorial, Andrea Ribeiro, representantes da Cufa (Central Única das Favelas), a pesquisadora do Observatório das Metrópoles e o coordenador do programa ONU-Habitat para o projeto da Agenda 2030 do governo do estado de Alagoas.
Também estiveram presentes o deputado federal Vicentinho (PT-SP), que recebeu homenagem da Câmara pelo "Dia Municipal da Favela", além da vereadora Rai de Almeida (PT), do vereador Pedro Kawai (PSDB) e do secretário municipal da Ação Cultural, Carlos Beltrame.
"Priorizamos em nosso mandato diversas vertentes voltadas à justiça social, à cultura, ao direito à cidade e, especialmente, empenhamos esforços para ações e projetos que possam contribuir com a política habitacional de interesse social no município", comentou Silvia Morales, que destacou a abrangência das discussões e a presença do público no evento.
No intervalo para o almoço e ao fim dos debates, houve a apresentação do grupo de rap Ladys, com DJ Gab e Mayra, o samba de Juca Ferreira e comidas típicas da cultura de Piracicaba, como pamonha, caldo de cana e pastel.
Simultaneamente, os participantes puderam prestigiar a exposição de fotos "Entre Becos e Vielas", produzida pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara em projeto de autoria da vereadora Silvia Morales. Além disso, o evento teve a exibição de curta-metragens e documentários sobre moradia e mostra literária coordenada pelo arquiteto Luis Kehl, membro do Coletivo Painguás.
O evento deste domingo precedeu a reunião solene que o mandato coletivo A Cidade é Sua realiza na próxima quarta-feira (8), às 19h30, no salão nobre da Câmara. A cerimônia em alusão ao "Dia Municipal da Favela" terá homenagens "a moradores dessas áreas e a pessoas e instituições que militam em favor da causa", ressaltou Silvia Morales.
"Todos estão convidados a participar. Essa data tão importante tem o objetivo de dar visibilidade para a luta da população que vive em condições de vulnerabilidade social e de moradia precária", concluiu a vereadora.
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova criação do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá
Situação dos gatos que vivem no Ciet é objeto de requerimento
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Projeto que autoriza vagas para passageiros de transporte remunerado é aprovado
Em requerimento, vereadora questiona sobre o funcionamento dos centros digitais
Vereadora questiona sobre regulamentação de Parques Lineares
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Moção solicita retirada de urgência de projeto sobre carreira científica em SP
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal