
Vereadora verifica início de ações para revitalização da Rua do Porto
Programa “Meu Emprego Trabalho Inclusivo” foi apresentado à vereadora Ana Pavão (PL) em evento realizado no auditório do Simespi
O projeto possui 4 eixos voltados a empregabilidade
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A vereadora Ana Pavão (PL) participou de evento de lançamento do programa “Meu Emprego Trabalho Inclusivo”, em Piracicaba, organizado pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) em parceria com a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e aconteceu no auditório do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região).
O PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva) é uma ação que integra o “Meu Emprego Inclusivo” e está sob a gestão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A equipe organizadora convidou a vereadora Ana Pavão para uma reunião remota com representantes do projeto e apresentá-lo à parlamentar. No encontro, estiveram presentes Marcos Botelho, Maria Wilma, Fernanda Simidamor e Ferreira Nanda, que integram a equipe do projeto.
Na reunião on-line, foram apresentadas as etapas que o programa realiza, captando, capacitando e articulando com as empresas. O projeto possui 4 eixos estruturantes para sucesso tanto do empregador quanto do empregado, sendo eles: a busca de candidatos; o apoio ao candidato; a qualificação profissional; e o apoio às empresas.
De acordo com dados levantados pelos representantes, em 2021, o Brasil possui apenas 3.401.403 pessoas com deficiência mapeadas, das quais 1.360.455 são deficientes visuais, 979.375 possuem deficiência motora, 568.591 mental e intelectual e 492.983 são deficientes auditivos.
Já em Piracicaba, dados estimados revelam 28.482 pessoas com deficiência, das quais 10.699 são deficientes visuais, 8.199 têm deficiência motora, 4.876 intelectual e 4.708 auditivas. Dentre elas, apenas 1,61% possuem vínculos ativos empregatícios.
O programa foi lançado em São Paulo, no ano de 2019 e “por ser recente, muitas cidades ainda não sabem sobre o projeto, e por isso buscamos parcerias para a divulgação e captação de candidatos”, relatou Fernanda.
Ana Pavão destacou que “é um projeto importantíssimo para a cidade e região, para as pessoas com deficiência terem oportunidade de ingressar no meio de trabalho com qualificação profissional", e conclui: “apoiarei esse programa e com certeza iremos captar os perfis para que participem deste projeto.”
Vereadora verifica início de ações para revitalização da Rua do Porto
Vereadora discute nova via de acesso na avenida Laranjal Paulista
10º BPM/I celebra 47º aniversário em cerimônia na Praça José Bonifácio
Governador entrega viaturas para a Defesa Civil de cidades da RMP
Servidores municipais recebem homenagem por prêmio Ação pela Água
Centro de Reabilitação de Piracicaba recebe homenagem da Câmara
Câmara destaca complexo automobilismo local no cenário nacional
Palestrante motivacional receberá Voto de Congratulações da Câmara
Miss Piracicaba 2022: vencedoras e apoiadores serão congratulados
Câmara aprova projeto que prevê reintegração de posse humanizada
Reunião especial define nova Mesa Diretora nesta quinta-feira
Geração de emprego: parlamentares visitam montadora de carros
Dois candidatos disputam a presidência da Câmara de Piracicaba
Calendário de eventos do município terá 'Dia de Artes Cristãs'
Rádio Educadora recebe moção de aplausos pelos seus 55 anos