Promoção da liberdade econômica é tema de projeto de lei
Vereadora participa de encontro on-line sobre emprego e renda
Programa “Meu Emprego Trabalho Inclusivo” foi apresentado à vereadora Ana Pavão (PL) em evento realizado no auditório do Simespi
O projeto possui 4 eixos voltados a empregabilidade
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A vereadora Ana Pavão (PL) participou de evento de lançamento do programa “Meu Emprego Trabalho Inclusivo”, em Piracicaba, organizado pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) em parceria com a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e aconteceu no auditório do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região).
O PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva) é uma ação que integra o “Meu Emprego Inclusivo” e está sob a gestão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A equipe organizadora convidou a vereadora Ana Pavão para uma reunião remota com representantes do projeto e apresentá-lo à parlamentar. No encontro, estiveram presentes Marcos Botelho, Maria Wilma, Fernanda Simidamor e Ferreira Nanda, que integram a equipe do projeto.
Na reunião on-line, foram apresentadas as etapas que o programa realiza, captando, capacitando e articulando com as empresas. O projeto possui 4 eixos estruturantes para sucesso tanto do empregador quanto do empregado, sendo eles: a busca de candidatos; o apoio ao candidato; a qualificação profissional; e o apoio às empresas.
De acordo com dados levantados pelos representantes, em 2021, o Brasil possui apenas 3.401.403 pessoas com deficiência mapeadas, das quais 1.360.455 são deficientes visuais, 979.375 possuem deficiência motora, 568.591 mental e intelectual e 492.983 são deficientes auditivos.
Já em Piracicaba, dados estimados revelam 28.482 pessoas com deficiência, das quais 10.699 são deficientes visuais, 8.199 têm deficiência motora, 4.876 intelectual e 4.708 auditivas. Dentre elas, apenas 1,61% possuem vínculos ativos empregatícios.
O programa foi lançado em São Paulo, no ano de 2019 e “por ser recente, muitas cidades ainda não sabem sobre o projeto, e por isso buscamos parcerias para a divulgação e captação de candidatos”, relatou Fernanda.
Ana Pavão destacou que “é um projeto importantíssimo para a cidade e região, para as pessoas com deficiência terem oportunidade de ingressar no meio de trabalho com qualificação profissional", e conclui: “apoiarei esse programa e com certeza iremos captar os perfis para que participem deste projeto.”
Notícias relacionadas
Projeto de resolução propõe melhor reorganização de pessoal na Câmara
Campanha contra assédio e discriminação prega respeito a trabalhadores
Plenário aprova denominações de áreas públicas no município
Vereador e secretário visitam empresa
Dicionário de Frases Machistas: comunidade pode contribuir até dia 30
Em evento, vereador destaca importância da aprendizagem profissional
Corridas de rua: derrubado o veto do Executivo ao projeto
Vereador discute formação profissional em feira de empregabilidade
Ex-vereador assume cadeira em definitivo na Câmara
Exemplo de resiliência: vereadores lembram legado e força de Ana Pavão
Ana Pavão recebeu Medalha de Mérito da Câmara em 2017
Autoridades manifestam pesar pelo falecimento da vereadora Ana Pavão
Ana Pavão: 'minha eleição é um grito da sociedade em relação à saúde'
Assistente social, Ana Pavão dedicou a maior parte da carreira ao HFC