
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Silvia Morales se reuniu com o secretário Álvaro Saviani, na última quinta-feira (20)
Vereadora Sílvia Morales fez questionamentos sobre regularização fundiária
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, se reuniu, na última quinta-feira (20), com o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Álvaro Saviani.
Um tema questionado pela vereadora foi o andamento dos recursos recebidos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções do Governo Federal, que destinou R$ 2 milhões para a regularização fundiária dos Núcleos Informais de Interesse Social (NIIS) Portelinha e Pantanal. Segundo o secretário, o contrato com a Caixa Econômica Federal já foi assinado e o processo está tramitando.
A vereadora Silvia questionou quais medidas serão realizadas pela secretaria em relação à construção de novas moradias para a população. Segundo o secretário, a Prefeitura está procurando novas áreas e buscando parcerias com governos e empresas para a implementação de projetos habitacionais.
A parlamentar ainda tratou sobre os demais núcleos de interesse social existentes no município, que, segundo Silvia, já vem sendo regularizados desde a extinta Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).
O secretário Álvaro Saviani informou que, em relação aos processos de Reurb-E (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico), cuja maioria dos loteamentos está situada na zona rural, já existem 50 casos com ações judiciais, alguns com ações de desfazimento, e cerca de 100 são regularizáveis. "Nesses casos de loteamentos de interesses específicos, a responsabilidade da regularização é dos responsáveis pela área. A Prefeitura apenas analisa e regulariza", explicou o secretário.
Questionado pela parlamentar sobre a fiscalização desses loteamentos, o secretário disse que o corpo de fiscais está locado na Secretaria Municipal de Obras, mas trabalham em conjunto. A vereadora também perguntou sobre projetos urbanos que vinham sendo desenvolvidos na
gestão anterior, como o Parque Linear do Piracicamirim, que, segundo o secretário, continua sendo desenvolvido normalmente.
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova criação do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá
Situação dos gatos que vivem no Ciet é objeto de requerimento
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Projeto que autoriza vagas para passageiros de transporte remunerado é aprovado
Em requerimento, vereadora questiona sobre o funcionamento dos centros digitais
Vereadora questiona sobre regulamentação de Parques Lineares
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Moção solicita retirada de urgência de projeto sobre carreira científica em SP
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal