
Mobilização de recicladores visa pagamento por serviços ambientais
Sílvia Morales vai incluir o debate sobre os resíduos sólidos entre as pautas do Fórum de Gestão Sustentável e da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática
Cooperativa de reciclagem buscou apoio de vereadora
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, se reuniu, nesta sexta-feira (14), com representantes da Ecovida Piracicaba, uma cooperativa de reciclagem que surgiu no bairro Santa Rosa. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, a parlamentar conheceu o projeto e colocou o mandato à disposição para fomentar a iniciativa.
Os representantes da cooperativa apresentaram para a vereadora a principal reivindicação, que é um centro de triagem de materiais no bairro. Eles apresentaram um projeto desenvolvido para uma área institucional localizada no Santa Rosa, onde pleiteiam a construção de um barracão para as atividades de separação e também de educação ambiental.
Sílvia Morales indicou que vai incluir o debate sobre os resíduos sólidos entre as pautas do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável e da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática, dos quais é coordenadora. Deverá também protocolar um pedido à Prefeitura para solicitar a cessão de uso da área institucional e ainda levar o tema para os âmbitos estadual e federal, com o intuito de pleitear recursos e apoios. A vereadora também convidou os membros para usarem a Tribuna Popular, com o objetivo de dar visibilidade ao tema e apresentar o projeto.
“Podemos ajudar com encaminhamentos para recursos com deputados, fazer um debate na Câmara, apoiá-los numa cessão de área para fazerem um barracão”, pontuou Sílvia Morales. “O que for possível fazermos pela Comissão de Meio Ambiente e pelo gabinete, vamos fazer porque resíduos e recicladores representam a pauta ambiental”.
O presidente da Ecovida Piracicaba, Thiago Oliveira, disse que a cooperativa existe há três anos e agora ganha uma nova roupagem, com o objetivo de implantar efetivamente os serviços na cidade. “Pedimos essa ajuda para manter a nossa cidade limpa”, afirmou. “O Santa Rosa é a origem desse trabalho e a ideia é expandir para a cidade toda e para que isso aconteça é necessário o centro de triagem. Tendo parcerias com a Prefeitura e com os vereadores, acredito que é mais fácil a implementação do serviço”.
Valdinei Tadeu Costa, diretor de Relações Públicas da Ecovida, explicou que a cooperativa partiu da iniciativa de um grupo de moradores do Santa Rosa e agora passa a atuar em um contexto maior, dentro de um sistema de cooperativismo. “Vamos executar o projeto que partiu do bairro Santa Rosa e queremos levar para todos os bairros de Piracicaba”, colocou.
Mobilização de recicladores visa pagamento por serviços ambientais
Câmara aprova homenagem por conquistas de academia de Muay Thai
Piracicaba ficou quatro meses com qualidade do ar insalubre em 2024
Vereadora aborda intolerância, mulheres na Câmara e mobilidade
Plenário aprova moção sobre atuação de deputado federal no exterior
Grupo Planeja Pira realiza reunião sobre propostas para o município
Câmara lança Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática
Piracicaba oficializa evento esportivo no calendário municipal
Projeto determina divulgação do contato do Conselho Tutelar em escolas
Reunião no Gaema aborda a questão da regularização fundiária
Vereadora conhece ações sustentáveis de multinacional
Vereador destaca reivindicações da região do Nova Piracicaba
PL aprovado institui no calendário oficial a campanha 'Maio Vermelho'
Câmara aprova moção de apoio à PEC pelo fim da escala de trabalho 6x1
Escola do Legislativo poderá discutir evento da Semana do Sono