EM PIRACICABA (SP) 05 DE OUTUBRO DE 2018

Vereadores aprovam criação do Fórum de Educação Financeira

Fórum visa guiar crianças e jovens ao planejamento de finanças pessoais de forma didática, saudável e sustentável estimulando hábitos de poupança e investimentos futuros.




Toque na imagem para aumentar

Vereadores aprovam criação do Fórum de Educação Financeira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


"Com mecanismos suficientes, o jovem não cairá no consumo excessivo", alerta o vereador André Bandeira (PSDB), segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, autor do projeto de decreto legislativo 52/2018 que dispõe sobre a instituição do “Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo”. O projeto foi aprovado na 58ª reunião ordinária de ontem (4), em discussão única e, acrescenta dispositivo ao decreto legislativo 32/2015, que unifica solenidade da Câmara, na criação das comemorações de categoria por similaridade. 
 
O projeto tem como objetivo assuntos relacionados ao planejamento financeiro, realinhando hábitos de consumo, preservando a integridade do planeta às futuras gerações, combatendo o analfabetismo financeiro com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social, promovendo a troca de experiências e ideias sobre o assunto, discussão de avanços relacionados ao tema, abrindo espaço aos profissionais ligados à área para ministrar palestras, proporcionando as novas gerações a oportunidade de construir uma vida sustentável financeiramente com possibilidades de projetos que integram a educação financeira, valores de cidadania, desenvolvimento de novos hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro.
 
A Câmara deverá firmar parcerias ou convênios com as empresas privadas, associações e entidades para obtenção de recursos, materiais e estrutura para a realização das atividades.
O Fórum Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo abrange a discussão de todos os segmentos do Setor Cooperativista.
 
A coordenação do Fórum será exercida pelo vereador proponente, André Bandeira, que se responsabilizará pela promoção de encontros periódicos para desenvolvimento das atividades.
 
Segundo Bandeira, “o consumismo e a falta de planejamento financeiro tornou-se uma prática comum em grande parte da população”.
 
“O sistema capitalista no qual estamos inseridos nos leva com rapidez ao consumo exacerbado e, virtude disso, muitos jovens e adolescentes sem compreenderem o verdadeiro valor do dinheiro e as consequências que a falta do mesmo pode causar, estão cada vez mais consumistas”, justifica o parlamentar.
 
Para o legislador, este Fórum é de suma importância, visto que contribuirá para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que passarão a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente sem inadimplentes ou endividados.
Fórum Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade André Bandeira

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas