
Câmara aprova ampliação do prazo de concessão da Ponte do Mirante
Parlamentares também apontaram o abandono nesses locais e o aumento da população em situação de rua. Reunião ordinária desta segunda-feira teve 30 proposituras aprovadas.
Os vereadores durante a 20ª reunião ordinária, nesta segunda-feira
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A votação do requerimento 397/2022 motivou a manifestação de vários vereadores durante a 20ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (23). A propositura, de autoria de Laercio Trevisan Jr. (PL), cobra da Prefeitura a manutenção e o reforço na segurança da praça Imaculada Conceição, na Vila Rezende, como forma de inibir a presença de pessoas que, segundo o parlamentar, têm cometido furtos de fiação elétrica, pichações e outros delitos.
A discussão sobre o tema levou vereadores à tribuna para reivindicar do governo Luciano Almeida (União Brasil) ações nas praças de Piracicaba a fim de combater atos de vandalismo, coibir o consumo de drogas e conter o aumento da população em situação de rua. Segundo Trevisan, a praça Imaculada Conceição "tem tráfico o dia inteiro, na cara dura". "Não pode os moradores continuarem sofrendo e ninguém passar pela praça por medo", comentou.
Para o vereador Fabrício Polezi (Patriota), a situação "está fora de controle". "Tem bandido no meio. Participamos de uma reunião com a diretora da escola Barão do Rio Branco porque tinha 'cracudo' invadindo e dormindo na escola. E não é só na praça Imaculada Conceição; hoje o cidadão não tem o direito de passar na praça porque o tráfico de drogas rola solto. A Polícia Militar e a Guarda Municipal têm que agir com firmeza; não adianta a polícia tirar e quando sai voltar tudo de novo", afirmou.
Também ao falar sobre as praças, o vereador Gilmar Rotta (PP) disse que Piracicaba "está virando São Paulo". "Em vez de resolver o problema, colocam grade no coreto. Já tiveram ali grandes apresentações e agora está tudo fechado com grade; os artistas não podem usar e os mendigos tomam conta da praça", afirmou o presidente da Câmara. "Todas as praças estão com problemas. Aconteceram ações no Centro, mas pessoas em situação de rua espalharam-se pela cidade inteira", acrescentou Pedro Kawai (PSDB).
Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), cobrou medidas abrangentes do Executivo. "A Prefeitura tem que aumentar o espaço para pessoas que não têm casa, para fazer um tratamento. Não pode só punir; a Prefeitura tem que entrar com suas obrigações. Já pediram para tirar o chafariz da praça, agora vamos pedir para tirar o coreto? Daqui a pouco vamos tirar tudo da cidade?", questionou o vereador, defendendo, contra o abandono, que o governo municipal mostre "que está dando atenção" para essas áreas.
Ao todo, a 20ª reunião ordinária teve 30 proposituras aprovadas: um projeto de decreto legislativo em discussão única e dois em redação final; nove moções e 13 requerimentos (sendo um em regime de urgência) em discussão única; um projeto de lei complementar e dois projetos de lei em segunda discussão; e dois projetos de lei em primeira discussão.
A pedido dos autores, foram retirados os requerimentos 410 e 411/2022 e tiveram a deliberação adiada o parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao projeto de lei 235/2021, por dez reuniões, e o requerimento 400/2022, por uma sessão. Já o requerimento 401/2022, que solicitava informações ao Executivo sobre o projeto arquitetônico da nova Pinacoteca, foi rejeitado por 11 votos a 7.
O distrito de Tupi foi tema da Tribuna Popular, ocupada por dois oradores: Antonio Carlos Angolini traçou um histórico da localidade, prestes a completar 100 anos de fundação, e Carlos José Marco da Silva chamou a atenção para os problemas que afetam a região.
Câmara aprova ampliação do prazo de concessão da Ponte do Mirante
Votações antecederão uso da Tribuna nas reuniões ordinárias da Câmara
Diretora de escola receberá Título de Piracicabanus Praeclarus
Presidente da OAB receberá Título de Piracicabanus Praeclarus
Título de "Policial Padrão” será entregue em reunião solene
Projeto “Sorriso Cidadão” receberá moção de aplausos
Câmara aprova medalha de mérito estudantil "Luiz de Queiroz"
Câmara aprova empréstimo de até R$ 50 milhões para Semae e Obras
Câmara discute criação de Comissão de Estudos sobre IPTU na zona rural
Problemas no transporte urbano do município motivam fala de vereador
Câmara rejeita audiência pública para discutir APPs de marginais
Aplicativo de mobilidade urbana será homenageado na Câmara
Câmara aprova voto de congratulações ao Setor de Direito Animal
Vereador discursa contra o aborto
Na última semana, vereador faz balanço da atividade parlamentar