
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Audiência pública para discutir o assunto será realizada no dia 25 de abril
A segurança nas escolas de Piracicaba após os episódios de violência registrados recentemente e a ocorrência de ataques a escolas em outros municípios será debatida em audiência pública marcada para a próxima terça-feira (25).
Durante a 18ª reunião ordinária de 2023, nesta segunda-feira (10), os vereadores apontaram possíveis soluções e temas que devem ser abordados na audiência pública.
O vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), relatou a preocupação dos pais com a segurança dos filhos nas escolas e alertou para a quantidade de fake news espalhadas, que está causando pânico nas pessoas. “Não é barato um detector de metais, mas educação é investimento e isso serve para segurança”, afirmou o vereador que também é autor da iniciativa para realização da audiência pública.
Ele informou que recebeu informações de que a Delegacia de Polícia de Investigações Gerais (DIG) está investigando a propagação das fake news.
Em aparte, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) lembrou que no ano passado encaminhou ao Executivo a média de alunos na região do centro, apontando a necessidade do pelotão escolar na área, no entanto, não recebeu resposta.
Para a vereadora Rai de Almeida (PT), não se pode atribuir a responsabilidade às escolas, já que é um tema da sociedade. “Precisamos fazer uma discussão bastante séria, com muita cautela para não incorrermos em erros. A violência vem de fora, não de dentro da escola”, afirmou.
De acordo com a parlamentar, é necessário envolver outros segmentos na discussão e também ouvir pais e autoridades. Ela sugeriu que fossem convidados para a audiência pública o Conselho da Educação, o Conselho Tutelar, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais, o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (CONESPI) e a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). “Tínhamos guardas municipais na frente da escola, temos que proteger o patrimônio, mas também as crianças nas escolas”, concluiu.
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) salientou que além da segurança pública, é necessário discutir a questão da saúde mental. Ele citou casos de ataques ocorridos fora das escolas, como o ataque a facadas dentro de um ônibus que vitimou três pessoas em Piracicaba. “Não dá para colocar na conta da escola, não adianta discutir só o problema, mas tem que discutir a solução”, afirmou.
Segundo a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), chegamos num momento em que “não sabemos como lidar com tanta maldade”. Já o vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), afirmou que “está faltando Deus dentro das escolas” e defendeu que seja liberada a entrada de padres e pastores para realização de missas e cultos e “orar pelas crianças”. Ele ainda criticou a divulgação de imagens dos ataques em redes sociais: “Isso aí parece que está incitando a acontecer mais”, disse.
O vereador Acácio Godoy (PP) destacou que há anos alerta para a necessidade de desenvolver protocolos de emergência para as escolas. “Há dois anos peço que preparemos o nosso corpo escolar, para agirem e reagirem em qualquer caso de emergência”, disse. Segundo o vereador, o procedimento ajuda a ganhar tempo para salvar vidas e para que as forças de segurança ajam para conter a situação.
Ele afirmou que a polícia está atenta a quem está proliferando notícias falsas de ataques porque está levando terror aos pais de alunos.
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua” declarou ser “importantíssimo” que seja feita a cobrança para que os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) possam funcionar e elogiou o fato de a polícia estar atenta com a propagação de fake news.
Por se tratar de um “assunto delicado, o vereador Paulo Henrique (Republicanos) defendeu que as discussões sejam levadas para outros lugares. “Vamos fazer mais audiências, vamos juntar a sociedade em todas as áreas para falar sobre isso. Acendeu o alerta, mas essa discussão precisa se expandir e sair das portas da Câmara”, afirmou.
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Câmara aprova solene em homenagem à "Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Postão, no Centro, precisa de manutenção, diz vereador em requerimento
Câmara aprova criação de programa de incentivo ao primeiro emprego
Vereador destaca "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (10)
Câmara aprova entrega de medalha a líder empresarial sul-coreano
Vereador questiona planejamento para revitalização do Zoológico
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Vereador questiona detalhes sobre viaturas e armamentos destinados à GCM
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília