EM PIRACICABA (SP) 25 DE OUTUBRO DE 2021

Ampliação de armazenamento digital viabiliza novos projetos na Câmara

Investimento em data center possibilitará iniciativas para diminuição no uso de papel, documentação de arquivos e desenvolvimento de novos sistemas




Toque na imagem para aumentar

Gilmar Rotta (Cidadania) no data center da Câmara, onde ficam os storages, servidores e switches

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Os investimentos em armazenamento de dados digitais na Câmara Municipal de Piracicaba irão possibilitar o desenvolvimento de novos projetos em todos os departamentos da Casa. Para justificar a publicação do edital de licitação, que deve ocorrer nesta quarta-feira (27), foi apresentado à Mesa Diretora um amplo relatório com detalhamento sobre necessidades que vão desde a diminuição no uso de papel até o desenvolvimento de novos sistemas.

“A ampliação da nossa capacidade de armazenamento de dados digitais é uma demanda que os servidores da Câmara apresentaram à Mesa Diretora há quase três anos, sempre enfatizando que estamos no limite de nossa capacidade para fazer funcionar todo o nosso sistema de informática”, diz o presidente do Legislativo, vereador Gilmar Rotta (Cidadania).

Atualmente, a Câmara conta dois storages (equipamentos voltados para armazenar os dados de servidores) e que contam com 65 Terabytes, sendo que 75% já estão sendo utilizados pela Casa. A expectativa é que sejam contratados mais 240 Terabytes, criando uma margem de capacidade para o desenvolvimento de novos projetos no Legislativo.

Um deles é o projeto “Papel Zero”, apresentado pelo Departamento Administrativo e de Documentação, que visa a tramitação interna totalmente de forma digital, eliminando o uso de papel. Conforme demonstrado no relatório levado à Mesa Diretora, o armazenamento contínuo de documentos digitais demandará mais espaço no storage.

O mesmo departamento aponta o serviço desenvolvido pelo Setor de Documentação, em que aponta o arquivamento e digitalização de todos os documentos da Câmara, incluindo imagens em alta resolução de mapas, fotos, livros, documentos e imagens. 

Já o Setor de Informática aponta que os desenvolvedores necessitam de servidores de teste e homologação dos sistemas que estão sendo realizados, porém, devido à atual capacidade de infraestrutura estar limitada, não é possível provisionar estes equipamentos. Da mesma forma, com o aumento do armazenamento de dados, resolverá o problema da atualização dos sistemas operacionais que rodam todo o data center da Câmara.

O setor também detalha que a administração de redes necessita de provisionamento de recursos computacionais para melhoria do serviço de atualização do Windows -- atualmente, funciona parcialmente por falta de espaço suficiente --, assim como a melhoria do processo de backup -- a Câmara possui servidor com dois drives de fita, mas com o equipamento atual somente é possível utilizar um drive de fita, entre outras situações.

O Departamento de Comunicação Social aponta a busca por melhoria na resolução e qualidade dos vídeos da TV Câmara, incluindo o material que é exibido nas transmissões das reuniões ordinárias. O aumento de resolução dos vídeos 320p (baixa resolução) para 720p (alta) acarreta em um grande aumento na necessidade de armazenamento, o qual envolve ainda todo o conteúdo disponibilizado pelo site, com fotos e textos.

O edital para contratação das melhorias do data center do Legislativo será disponibilizado no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br no link “Licitações”, que poderá ser acessado por qualquer cidadão, e o certame será transmitido ao vivo pela TV Câmara.

Câmara

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas