Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Apoio psicossocial nas escolas pode nortear futuro da rede municipal
A Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia se reuniu nesta sexta, em análise de projetos e acolhimento de Bruno Rosa, que defendeu a criação do NAPS
Apoio psicossocial nas escolas pode nortear futuro da rede municipal
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A elevação do nível de educação em Piracicaba, onde a cidade poderá ostentar melhores resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e em outros indicativos frente aos graves problemas que afetam o universo escolar, principalmente após a pandemia, onde dados apontam que mais de 75% dos alunos enfrentam dificuldades de aprendizado, somando a isto problemas familiares que refletem no universo escolar.
Este foi o principal tema na reunião da Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia, que na manhã desta sexta-feira (1º), às 10 horas, que se reuniu na sala "Walter Ferreira da Silva", segundo andar, sala B, prédio anexo da Câmara, sob a presidência de Rai de Almeida (PT), Sérgio da Van (PL) - relator, e Fabrício Polezi (Patriota) - membro, ao deliberarem sobre proposituras e, no acolhimento do secretário municipal de Educação, Bruno Roza, que mediante equipe técnica apresentou o levantamento de pesquisa que dá sustentação na criação do NAPS (Núcleo de Apoio Psicossocial), integrado por três servidores efetivos: Débora de Angelis e Flávia Teles Bortoletto, Assistentes Sociais e, Caroline França, Psicóloga.
O trabalho reflete diagnóstico e levantamento das demandas das escolas municipais, englobando as 124 unidades, num universo de 36 mil estudantes, onde mais de 75% dos alunos estão com deficiências no aprendizado e, com a demonstração da ineficiência da família no acompanhamento das crianças.
"A busca é pelo consenso, quem ganha é a comunidade", destacou o secretário Bruno Rosa para ratificar a criação do NAPS, que será regulamentado na secretaria municipal de Educação após o envio de projeto de lei do Executivo a ser apreciado na Câmara, onde também poderá receber a contribuição dos vereadores por melhorias na iniciativa, além de reforçar a integração do Núcleo, na indicação de um titular e suplente a serem indicados pelo Legislativo.
Na apresentação do Núcleo também foi ressaltado a implementação da lei federal 13935/2019, que preconiza a educação como um dos direitos sociais adquiridos, com o objetivo de melhoria na qualidade de ensino e aprendizado.
Para a próxima reunião da Comissão de Educação, a vereadora Rai de Almeida anunciou a vinda à Câmara do Agente de Desenvolvimento, Pedro Chamochumbi, em conversa sobre a retomada do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia.
PROJETOS
Na reunião foram dados pareceres favoráveis a três proposituras: PDL 31/2023, do vereador Fabrício Polezi (Patriota), que concede Medalha de “Mérito Legislativo” a Luiz Antonio de Souza Franco; PL 141/2023, do Executivo, sobre a consolidação da legislação sobre uso de equipamentos esportivos, e o PL 5/2023, do vereador Rerlison Rezende (PSDB), que denomina de “Perci Morales” o auditório do Museu da Água.
COMISSÃO
As comissões subsistem através das legislaturas, com o objetivo de analisar todas as matérias que tramitam na Casa de Lei. Os pareceres são definidos e os projetos seguem a tramitação até eventual apreciação em Plenário.
Compete à Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia emitir parecer sobre os processos referentes a educação, esportes, lazer, cultura, ensino, artes, pesquisa tecnológica e científica, patrimônio histórico e nomenclatura de vias, logradouros e próprios municipais.
NAPS
O vereador Fabrício Polezi também destaca que a criação do NAPS (Núcleo de Apoio Psicossocial), será integrado por três servidoras efetivas. Débora, Flávia e Caroline, que "terão a missão de romper as barreiras que resultam em deficiência no aprendizado e nada melhor do que mulheres com virtudes maternais para serem as bandeirantes nesse processo, de identificar essas principais dificuldades tanto em sala de aula quanto no seio familiar e buscarem soluções a fim de suprir as necessidades das famílias para um melhor rendimento dos filhos na escola", apontou o parlamentar.
Notícias relacionadas
Vereadora critica corte de gastos e ajuste fiscal
Câmara apela por Censo de Segurança Alimentar e Nutricional
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Projeto de lei presta homenagem a integrante do Movimento Negro
Licitação para compra de material didático é tema de requerimento
Reestruturação dos serviços de saúde será tema de audiência pública
Vereador comenta sobre episódios de violência nas escolas
Vereadora participa de Levante Feminista em Brasília
Reunião Pública vai debater água e saneamento público
Projeto prevê divulgação de serviços aos idosos no site da prefeitura
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Vereadores focam papel da Alesp no dinamismo de projetos em Piracicaba
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária